ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Além de fila de UTI, Dourados derruba média de mortes em mais da metade

Número antes do lockdown era de 37 mortes por semana; uma semana após medida, número é de 14 óbitos

Nyelder Rodrigues | 21/06/2021 15:10
Avenida douradense completamente vazia no período de lockdown (Foto: Divulgação/Assecom)
Avenida douradense completamente vazia no período de lockdown (Foto: Divulgação/Assecom)

Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - conseguiu registrar uma queda expressiva na média móvel de mortes ocasionadas pela covid-19 uma semana após o fim do lockdown que fechou o comércio e restringiu a circulação dos moradores por duas semanas. A queda é atribuída como reflexo do rigor adotado.

Segundo a prefeitura douradense, a queda foi de 59%. Enquanto a média móvel da semana 22 apontada no boletim epidemiológico do município foi de 5,2 mortes por dia (ou seja, 37 naquele período), na semana passada (semana 24) os óbitos por covid somaram 14 casos - sendo assim a média móvel ficou na casa das 2 mortes diárias.

Se comparado as contaminações confirmadas pelo novo coronavírus, a queda dos números também é expressiva. Na semana 22 foram 1.475 casos ao todo, enquanto na semana 24 os registros caíram para apenas 426 casos positivos - redução de 71,1%.

Com lockdown decretado entre os dias 28 de maio e 12 de junho, Dourados também conseguiu considerável redução da fila de pacientes aguardando fila em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A prefeitura de Dourados frisa em nota que cerca de 60 pacientes aguardavam vaga, enquanto nessa segunda a fila é de apenas três - redução de 95,7%.

Os números foram atualizados no início dessa tarde. "O número de casos graves também apresentou uma redução de em média 59%. No entanto, a taxa de ocupação se mantém em 100% pois a fila não acabou, ainda temos três pacientes na espera por leitos nesse momento", conta o médico Frederico Weissinger, da Central de Regulação.

Nos siga no Google Notícias