ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Amambai e Rio Brilhante abrem comércio, mas impõem medidas de segurança

Além de controlar fluxo de pessoas, lojas terão de adotar cuidados de higiene entre consumidores

Helio de Freitas, de Dourados | 27/03/2020 14:33
Amambai e Rio Brilhante abrem comércio, mas impõem medidas de segurança
Prefeito de Amambai Edinaldo de Melo Bandeira (centro) ao anunciar medidas para abertura de lojas (Foto: Divulgação)

As lojas de Amambai, a 360 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, e Rio Brilhante, a 160 km da Capital, podem voltar a funcionar. Para isso, terão de cumprir medidas de segurança e higiene para evitar a proliferação do novo coronavírus. As duas cidades determinaram fechamento do comércio e toque de recolher no início desta semana. Nenhum tem caso confirmado da doença até agora.

“Estamos flexibilizando, mas esperamos que os senhores comerciantes sejam corresponsáveis conosco. Nos ajude a combater essa epidemia que está no mundo todo, que não é mentira, não é fantasia, e ainda não temos tratamento. Para nós a vida não tem preço”, afirmou o prefeito de Amambai, Edinaldo de Melo Bandeira (PSDB) após se reunir com representantes do comércio, hoje de manhã.

Ele impôs série de normas para a reabertura do comércio e deu aviso: “quem não cumprir a regra terá seu alvará cassado. Ministério Público, Defensoria e órgãos de controle estarão atuando em defesa da população. Em primeiro lugar a vida”.

Em Amambai as lojas terão de adequar o estabelecimento com equipamentos de higienização nas entradas e saídas, limitar o acesso e organizar procedimentos para fila observando a distância de 1,5 metro para cada pessoa, fixar lotação máxima do estabelecimento, sendo uma pessoa para cada 10 metros quadrados, proibir entrada de pessoas menores de 14 anos e proporcionar equipamentos de segurança para todos os funcionários.

Os comerciantes precisam assinar documento de responsabilidade pela preservação plena da saúde dos funcionários e solicitar a vistoria da Vigilância Sanitária sobre as normas estabelecidas.

Rio Brilhante – Em Rio Brilhante, o prefeito Donato Lopes da Silva (PSDB) assinou nesta sexta-feira (27) dois decretos para flexibilizar as medidas. Entre as alterações está a autorização para abertura do comércio com medidas de higiene e segurança – controle de fluxo de pessoas nos estabelecimentos, disponibilização de álcool 70% e isolamento social para pessoas dos grupos de risco.

O prefeito também autorizou eventos religiosos com 50% de ocupação de igrejas e templos. Lanchonetes, restaurantes e similares estão autorizados a funcionar até 22h, mantendo distância de 1,5 metro entre as mesas. Para mercados, supermercados, padarias, frutarias e açougues a autorização vai até 20h.

Donato Lopes afirmou que a mudança ocorre em função de nova orientação do Ministério da Saúde e também pelo fato de que os quatro casos suspeitos de Covid-19 registrados até agora na cidade deram resultado negativo. “Continuamos muito preocupados com a situação e vamos manter a suspensão das aulas e com recomendando que a população evite sair de casa e tome todas as precauções para evitar proliferação do coronavírus”.

Nos siga no Google Notícias