ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Antigo distrito de Santa Luzia, Juti comemora 31 anos nesta sexta-feira

Povoado no sul do Estado sofreu impulso de ocupação com a exploração da erva-mate; hoje, IBGE estima que 6,8 mil pessoas vivem no município

Humberto Marques | 14/12/2018 07:12
Juti comemora seu 31º aniversário de emancipação nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Juti comemora seu 31º aniversário de emancipação nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)

O município de Juti –a 320 km de Campo Grande– completa 31 anos de sua emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (14), em meio às celebrações natalinas. Com 6,8 mil habitantes, conforme estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deste ano, e formado pela sede e a comunidade de Porto Felicidade, o município foi criado pela lei 800, de 1987, assinada pelo então governador Marcelo Miranda Soares.

Após a chegada dos primeiros moradores à região dos campos de Santa Luzia em novembro de 1898, a povoação efetiva da região começou nos anos 1910, motivada, como em várias comunidades do sul do Estado, pela extração da erva-mate. Dez anos depois, a vila se tornou um grande centro comercial com 2,5 mil moradias e lojas. Em 1929, era criado o Distrito de Paz de Santa Luzia, mais trade denominado Juti, integrando a Vila de Caarapó –transferido anos depois.

Em 1946, após o Território Federal de Ponta Porã ser desfeito e o arrendamento dos ervais pela Companhia Mate Laranjeira ter início, a região sofreu êxodo populacional, e a Vila de Santa Luzia se transformou em um ponto de passagem. Mais de 40 anos depois veio o ato de emancipação, criando o município de Juti.

Atualmente, o município é administrado por Elizângela Biasotti (a Laka, MDB). Celebrações alusivas ao aniversário da cidade ocorrem junto com festejos natalinos –nesta sexta, sábado e domingo, por exemplo, foi anunciada a presença do Papai Noel na Praça de Eventos da cidade.

Nos siga no Google Notícias