Aparelhos doados estão “em total conformidade técnica”, afirma JBS
Empresa diz que solicitação da Saúde estadual para transferência dos equipamentos não tem qualquer relação com questões técnicas
Em nota encaminhada nesta quinta-feira (23), a empresa JBS afirmou que os equipamentos doados ao HU (Hospital Universitário) de Dourados “estão em total conformidade técnica e são indicados para os tratamentos solicitados e para ajudar a salvar vidas em meio à pandemia da Covid-19”.
Ontem, o Campo Grande News mostrou que o hospital ligado à UFGD pretendia devolver dez respiradores e 75 bombas de infusão, usados para equipar leitos de UTI. Os aparelhos foram entregues ao hospital no dia 27 de junho. Hoje, o HU confirmou a devolução e informou que vai devolver também 30 camas hospitalares mecânicas.
“A JBS esclarece que, conforme laudos anexos e encaminhados à reportagem, os equipamentos doados pela empresa estão em total conformidade técnica e são indicados para os tratamentos solicitados e para ajudar a salvar vidas em meio à pandemia da Covid-19”, diz a nota. A empresa afirma que a demanda e o uso dessas doações foram definidos pela Secretaria de Saúde do Estado.
A JBS também cita o oficio recebido hoje da Saúde estadual: “em reunião ocorrida às 17h de ontem (22 de julho), com a participação deste gestor, equipe técnica da SES, diretores da JBS e profissionais da área da saúde, em que ficou evidenciado que os referidos equipamentos oferecem condições para montagem de leitos de UTI no enfrentamento à pandemia de Covid-19”.
Ainda segundo a JBS, a Secretaria Estadual de Saúde solicitou autorização à empresa para efetuar a retirada de todos os equipamentos entregues ao HU-UFGD para serem transferidos à outras unidades hospitalares indicadas pela Pasta, “possibilitando a imediata instalação de novos leitos de UTI com o objetivo único e exclusivo de salvar vidas em nosso Estado”.
Conforme a JBS, o ofício da Saúde estadual cita 75 bombas de infusão, 10 ventiladores pulmonares, 30 camas hospitalares, 15 monitores de sinais vitais e 3 desfibriladores.
“A Companhia reitera que a solicitação da SES e a consequente transferência dos equipamentos não tem qualquer relação com questões técnicas ou de viabilidade operacional dos aparelhos doados, conforme esclarecimento e comprovações técnicas e documentos apresentados em reunião realizada ontem com a SES e profissionais da área da saúde”, afirma a JBS.