HU de Dourados confirma devolução de equipamentos doados por frigorífico
Em nota, Hospital Universitário afirma que devolução não afeta ativação de leitos de UTI
O HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados confirmou hoje (23) que vai devolver dez respiradores e 75 bombas de infusão, usados em leitos de UTI, doados no dia 26 de junho pela empresa JBS.
Na quarta-feira (22), o Campo Grande News mostrou com exclusividade que o hospital planejava fazer a devolução com base em recomendação do setor de engenharia clínica considerando os equipamentos “inadequados”.
“A decisão de devolver à empresa JBS parte dos equipamentos enviados como doação ao HU-UFGD não prejudica a estruturação tecnológica dos leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com covid-19 internados na instituição, uma vez que os dez novos leitos em processos de abertura já contam com os equipamentos de suporte à vida necessários”, afirmou o hospital em nota enviada pela assessoria de imprensa.
Ainda conforme o hospital, todos os itens enviados como doação passaram por avaliação técnica de comissão multiprofissional, que emitiu parecer opinativo favorável à aceitação de apenas parte das doações. Segundo o HU, foram aceitos 15 camas hospitalares elétricas, 3 desfibriladores e 15 monitores multiparâmetro.
“A recomendação de recusa foi para 10 ventiladores pulmonares, por não possuírem todos os requisitos que a comissão entende serem necessários para assistência aos pacientes com covid, e 75 bombas de infusão que não têm registro na Anvisa e não apresentam compatibilidade técnica total com os insumos já em utilização na UTI do HU-UFGD”, afirma o hospital.
O HU informou que 30 camas hospitalares mecânicas, do segundo lote de doação da JBS, também estão no rol de itens a serem devolvidos. “Dentro do HU-UFGD, o espaço físico para leitos já conta com a quantidade de camas hospitalares necessárias”.
O hospital afirma que no ofício pedindo à gerência da JBS o agendamento da devolução, a direção também se coloca à disposição para fazer a entrega dos itens diretamente à Secretaria Estadual de Saúde, que já manifestou interesse em estudar a destinação do material a outras unidades assistenciais.