ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Apesar de anúncio de greve, aulas recomeçam normalmente, diz prefeitura

Caroline Maldonado | 17/07/2014 09:44
Professores se manifestaram na terça-feira, dia 15 (Foto: Hedio Fazan/Dourados Agora)
Professores se manifestaram na terça-feira, dia 15 (Foto: Hedio Fazan/Dourados Agora)

O ano letivo nas escolas municipais em Dourados começou hoje (17) com a ameaça de greve por parte dos professores, que chegaram a recomendar ontem que os alunos não fossem mandados para as escolas. A Prefeitura, porém, garante que as aulas estão começando normalmente.

A Prefeitura informou que oficializou ao sindicato, na terça-feira (15), uma proposta em que na folha de julho os professores terão reajuste de 8,32% e os administrativos 6,15%. Nas folhas de agosto, setembro e outubro, a prefeitura garante que vai repassar os valores relativos a abril, maio e junho.

De acordo com o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) a greve permanecerá, pois a entidade ainda não conseguiu se reunir como prefeito Murilo Zauith (PSB) para discutir as reivindicações.

Segundo o presidente do Simted, João Vanderley Azevedo, por hora não há como saber quantos professores aderiram a greve. Para sexta-feira (18) está prevista panfletagem nas escolas, a partir das 6h30 e uma caminhada no centro da cidade, a partir das 16h.

Depois de greve em abril do ano passado, a categoria foi atendida com implantação de um terço de horas para atividades de planejamento e 6h de jornada para o pessoal de administrativo.

Desta vez, os professores querem a implatação de uma política municipal de valorização que pague o piso nacional para 20 horas trabalhadas por semana. O Simted quer que o plano seja colocado em prática, gradualmente, em prazo de quatro anos. Em Campo Grande, servidores da educação já recebem o piso pelas 20 horas de trabalho.

Quanto ao piso nacional para 20 horas semanais de trabalho, a Prefeitura se comprometeu a apresentar até outubro deste ano os estudos sobre a implantação do benefício. A secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi, lembra que isso significa dobrar o valor do salário dos professores, que atualmente recebem o piso nacional para 40 horas semanais.

Nos siga no Google Notícias