ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Professores fazem assembleia para decidir sobre greve em Dourados

Bruno Chaves | 16/07/2014 09:34
Professores durante protesto realizado ontem em Dourados (Foto: Hédio Fazan/Dourados Agora)
Professores durante protesto realizado ontem em Dourados (Foto: Hédio Fazan/Dourados Agora)

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, município a 233 quilômetros de Campo Grande, está em assembleia nesta manhã, para decidir se mantém o indicativo de greve, aprovado ontem pela categoria. Eles ameaçam não voltar às aulas amanhã, e deixar 27 mil alunos da rede municipal de ensino em aulas.

A Prefeitura, porém, afirma que o ano letivo vai recomeçar normalmente, e lembra que 30% do efetivo deve ser mantido, por lei, além de contar com os professores contratados.

Segundo o Simted, embora o estado de greve tenha sido deflagrado desde ontem, as atividades programadas, como cursos voltados à educação infantil, estão sendo realizadas.

Representantes do sindicato afirmam que os professores concursados do município não receberam reajuste salarial em 2014 e que Dourados não cumpre lei nacional que determina um piso salarial de R$ 1.697 para uma carga horário de 40 horas semanais. Funcionários administrativos também não tiveram os salários reajustados.

Entre as reivindicações da categoria está uma política municipal de valorização que pague o piso nacional para 20 horas trabalhadas por semana. O objetivo do sindicato é que o plano seja colocado em prática, gradualmente, em um prazo de quatro anos. Em Campo Grande, servidores da educação já recebem o piso pelas 20 horas de trabalho.

Estimativa do Simted aponta que dos 1,9 mil professores da rede municipal de ensino, aproximadamente 700 são contratados. A prefeitura informou que, na verdade, são 1,4 mil contratados, de um universo de 2,9 mil profissionais. O sindicato acredita que apenas estes retornarão às salas de aulas a partir de amanhã, especialmente nos Ceims (Centros de Educação Infantil).

Posicionamento – A secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, informou, segundo  a assessoria de imprensa, que as aulas vão começar normalmente.

A Prefeitura de Dourados propôs reajuste de 8,31% para professores e de 6,15% para funcionários administrativos a partir de julho, mas retroativo a abril, conforme determina a lei. A proposta diz que o reajusta será concedido em três parcelas, junto com o salário já corrigido em julho.

A administração municipal argumenta que pagar o piso nacional aos professores seria o mesmo que dobrar o valor pago atualmente. Para a administração municipal, a demanda representaria um grande volume de recursos destinados à Educação. Por isso, a prefeitura propôs apresentar um estudo, até outubro desse ano, informando como pretende conceder o reajuste do piso aos servidores.

Nos siga no Google Notícias