ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Apesar de enviados do governo Federal, produtores mantêm Leilão da Resistência

Luciana Brazil e Viviane Oliveira | 29/11/2013 12:24
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, se encontrou com emissário do governo Federal. (Foto:Divulgação)
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, se encontrou com emissário do governo Federal. (Foto:Divulgação)

Mesmo com a visita de dois representantes do governo Federal a Mato Grosso do Sul, produtores rurais garantem que o Leilão da Resistência está mantido para o próximo dia 7. Os recursos arrecadados serão destinados aos produtores que estão com as propriedades invadidas e também para os que estão sob pressão dos indígenas.

A intenção é reunir no evento cerca de dois mil produtores rurais de todo país, além de entidades ruralistas, lideranças da sociedade civil e organizada e políticos comprometidos com a causa da categoria. O objetivo é lançar um manifesto nacional contra a onda de invasões indígenas às terras produtivas e legalizadas.

Com o valor arrecadado no leilão, eles pretendem custear a defesa das terras e também garantir o pagamento de custos jurídicos, que vão desde contratação de seguranças até advogados.

O assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, e o Coordenador-geral de Movimento do Campo e Territórios da Secretária-Geral da Presidência da República, Nilton Turbina, que esteve em Campo Grande ontem (28), e seguiu hoje para Dourados, garantiu que até dezembro o governo Federal apresentará uma solução para a disputa pela Reserva Buriti, em Sidrolândia.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, afirmou que o leilão é um movimento de conscientização. “Os produtores rurais tem que se unir porque não temos apoio dos governos Estadual e Federal”.

Para o diretor-tesoureiro da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) e presidente da Aprosoja-MS, Almir Delpasquale, as leis não estão sendo cumpridas no Estado. “Mesmo que tenha reintegração, eles (indígenas) não saem das áreas e voltam a invadir”.

Conforme Delpasquale, o governo do Estado afirma impossibilidade para resolver o conflito. “Até porque não compete ao Estado e sim a União”, disse.

“Os produtores precisam se proteger, claro, dentro da lei. Mas precisamos buscar nossos direitos, diante dos tribunais e investir em segurança privada. Temos que nos mobilizar e nos preparar, sem passar em nenhum momento por cima da lei”, explicou.

O Leilão da Resistência acontece no dia 7 de dezembro, a partir das 14 horas, no Tatersal de Elite da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias