ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Apesar de leve alta, níveis de rios seguem normais, diz Defesa Civil

Fabiano Arruda | 13/01/2012 18:13
No ano passado, nível do rio Aquidauana chegou a passar dos 10 metros e causou prejuízos na cidade. (Foto: arquivo/Wilson de Carvalho)
No ano passado, nível do rio Aquidauana chegou a passar dos 10 metros e causou prejuízos na cidade. (Foto: arquivo/Wilson de Carvalho)

Mesmo com a incidência da chuva com intensidade desde o início do mês, os principais rios de Mato Grosso do Sul seguem com níveis considerados normais.

O rio Aquidauana, por exemplo, registra nesta sexta-feira 3,25 metros. Ontem à tarde marcava 3,16 metros, segundo informações do Corpo de Bombeiros do município.

O mesmo segue em Coxim, onde o rio subiu 80 centímetros, informa a corporação.

No passado, o nível do rio Aquidauana chegou a ultrapassar os 10 metros, desalojou famílias ribeirinhas e chegou a isolar o município.

Por conta disto, a Cedec/MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) afirma que tem monitorado, diariamente, em conjunto com as coordenadorias dos 78 municípios, os níveis dos principais rios das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul.

“Nenhum deles tem apresentado níveis elevados. Não estamos em estado de alerta até o momento”, garantiu o major da Defesa Civil Estadual, Adriano Noleto Rampazo, segundo informações do site de notícias do Governo do Estado.

A Defesa Civil analisa constantemente informações das cabeceiras dos rios e da situação de outras regiões como Cáceres (MT) até os pontos em que o rio atravessa o território sul-mato-grossense, consideradas determinantes para elevação do nível.

“Na planície pantaneira, no entanto, a subida é muito gradual. Esse é o ciclo normal das águas, até que, por volta dos meses de maio e junho, essa região começa a sentir os efeitos do volume maior de chuvas. Hoje a região tem apresentado baixos níveis”, explica Rampazo.

Nos siga no Google Notícias