ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Após greve contra PEC, administrativos da UFGD voltam ao trabalho

De Dourados | 15/12/2016 10:57
Servidores da UFGD voltaram hoje ao trabalho após greve iniciada em outubro (Foto: Divulgação)
Servidores da UFGD voltaram hoje ao trabalho após greve iniciada em outubro (Foto: Divulgação)

Depois de quase dois meses de greve, técnicos administrativos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e do HU (Hospital Universitário) voltaram ao trabalho em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A paralisação foi iniciada em outubro contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de controle dos gastos públicos – aprovada em segunda votação nesta semana no Senado – e em protesto ao descumprimento do acordo de greve de 2015 por parte do MEC (Ministério da Educação).

Com a aprovação final da PEC, que será promulgada pelo Congresso Nacional, os administrativos decidiram encerrar a greve, mas prometem novas mobilizações, principalmente contra a reforma da Previdência.

De acordo com o Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais) da UFGD, apesar do retorno aos postos de trabalho, os servidores não descartam nova greve no início de 2017.

A Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) marcou para janeiro uma nova avaliação sobre as medidas do governo federal. A retomada da greve será decidida após essa assembleia.

Cleiton Rodrigues de Almeida, um dos coordenadores do Sintef e membro do comando local de greve, disse que o movimento avalia ter cumprido seu papel de luta e discutir os temas com a sociedade.

"Avaliamos que nos últimos meses aumentou significativamente a quantidade de pessoas que já sabem do que tratam essas PECs e quais os principais efeitos que terão na sociedade. Portanto, o movimento paredista entende a suspensão da greve como um recuo estratégico neste momento, para que seja feita uma reavaliação, inclusão de novas pautas e para rever as estratégias de luta”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias