ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Após intervenção, Governo espera aval da Anac para obras em aeroporto

Há previsão que já em outubro haja também aumento no número de voos regulares que desembarcam na cidade

Nyelder Rodrigues | 20/09/2016 20:07
Foi necessários obras emergenciais principalmente nos últimos 300 metros da pista (Foto: Divulgação)
Foi necessários obras emergenciais principalmente nos últimos 300 metros da pista (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado aguarda autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar as obras de recuperação da pista do aeroporto de Bonito - cidade localizada a 257 km de Campo Grande. Correções preventivas e corretivas já foram feitas, mas ainda há mais construções necessárias no local.

A intervenção administrativa no local surgiu após vários problemas serem constatados no aeródromo para que ele fosse colocado em pleno funcionamento. A responsabilidade pelo local, que era da Dix Empreendimentos, foi para as mãos do Governo do Estado no dia 13 deste mês.

O argumento do Estado foi que obrigações contratuais não foram cumpridas e, desde então, as manutenções passaram a ser feitas para recuperar o local, com trabalho realizado por equipes da Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) para garantir a operação de voos na cidade.

De pronto, foram feitas correções nos últimos 300 metros de pista - que tem 2 mil metros. Ali, as condições constatadas foram de deterioração do piso, agravando o risco de acidentes. Os reparos emergenciais garantiram o não fechamento do aeroporto de Bonito, cidade turística que recebe voos das companhias Azul e Gol.

"Foi feito um levantamento da situação, em conformidade com as normas operacionais, e de imediato o Estado realizou um reparo emergencial na cabeceira da pista", explica o superintendente Viário do Estado, Fabrício Alves Correa, que aguarda o aval da Anac para que todas as correções sejam feitas, reduzindo riscos.

Obras foram realizadas inclusive à noite para garantir funcionamento da pista (Foto: Divulgação)
Obras foram realizadas inclusive à noite para garantir funcionamento da pista (Foto: Divulgação)

Maior demanda - Além disso, as obras vão levar em consideração novas demandas apresentadas para o aeroporto de Bonito, já que as empresas aéreas que atuam na cidade turística afirmam que querem ampliar tanto voos regulares como fretados. A Azul já confirmou pelo menos um voo a mais por semana.

Atualmente, os voos da Azul em Bonito acontecem às quartas-feiras e aos domingos, havendo previsão para implantar mais um voo semanal aos sábados, a partir de 15 de outubro, na rota São Paulo-Bonito, informa a assessoria de comunicação do Governo do Estado. Tal iniciativa também já foi comunicada pela empresa ao governador.

A Gol é outra companhia que levanta possibilidade de ampliar os voos regulares em Bonito, entretanto, a criação de uma nova rota para Bonito ainda está em análise e em tratativas com o Governo do Estado.

Nos siga no Google Notícias