ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Após morte por coronavírus, uso de máscaras vai ser obrigatório em Paranaíba

Uso será obrigatório apenas no interior de prédios públicos e estabelecimentos comerciais

Adriano Fernandes e Tainá Jara | 27/04/2020 21:08
Centro comercial de Paranaíba. (Foto: Divulgação)
Centro comercial de Paranaíba. (Foto: Divulgação)

O uso de máscaras vai passar a ser obrigatório no interior de prédios públicos e estabelecimentos comerciais de Paranaíba, cidade a 422 quilômetros de Campo Grande. A medida deve ser publicada em decreto nesta terça-feira (28) após o coronavírus fazer a primeira vítima na cidade.

Nesta segunda-feira (27) a moradora Madalena Aparecida Ferreira, de 75 anos, depois de 18 dias internada por conta da doença. O município tem mais dois casos confirmados de covid-19.

Ainda segundo a secretária de administração do município, Janete Santos, amanhã (28) será feito a entrega oficial de 10 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na Santa Casa da cidade.

“As medidas de higiene e distanciamento social permanecem conforme já foi disciplinado em decreto”, completou a secretaria. Outro fator preocupante para a administração local é o baixo índice de isolamento da população. Conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde apenas 46,8% dos moradores cumpre a quarentena na cidade.

Fatal - Internada no dia 9 de abril com síndrome respiratória já moderada, Madalena tinha comorbidades como diabetes e hipertensão, além de ser ex-fumante. Ela evoluiu para um quadro respiratório mais intenso e teve de ser entubada dois dias depois, quando precisou do auxílio do respirador mecânico.

Madalena recebeu doses de hidroxicloroquina (HCQ) e azitromicina (AZT), teve uma melhora, conforme os exames de raio-x comprovaram, mas não resistiu e morreu na madrugada de hoje. Com a morte de Madalena, o Estado registra nove óbitos por coronavírus. Ao todo, 238 casos foram confirmados em 21 municípios.

Nos siga no Google Notícias