ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Defesa de Artuzi deve explorar gravações que comprometem Passaia

Ítalo Milhomem | 02/03/2011 16:24

Documentos e áudios que o Campo Grande News teve acesso mostram que o jornalista Elandro Passaia, ex-secretário de governo de Dourados, começou as gravações bem antes de ser acionado pela Polícia Federal e a mando do ex-prefeito Ari Artuzi (sem partido) para que eles pudessem chantagear os desafetos políticos que recebiam propinas ou empresários que pagavam os famosos “retornos”.

Pela ordem cronológica e dos depoimentos contidos no inquérito 96/2010 da Polícia Federal, que resultou na operação “Uragano”, as gravações feitas pelo ex-secretário de governo começaram no início de junho, antes do primeiro depoimento de Passaia na PF, no dia 12 de julho.

O ex-secretário de Comunicação só teria assinado o termo de “delação premiada” no dia 26 de julho, quase dois meses após o início das investigações, que começaram no dia 01 de junho.

Na verdade, ao contrário do que Passaia sempre contou, o estopim para o escândalo foi denúncia de Alexandre Silva de Assis, ex-funcionário da empreiteira que realizava os serviços de tapa buraco. Ouça a conversa entre Passaia e Artuzi.

Outras gravações - Em outra conversa gravada ambientalmente entre Passaia e um funcionário de Artuzi, chamado de Sidnei, o ex-secretário confidencia que o superfaturamento tinha sido descoberto e denunciado para PF por um ex-funcionário da empreiteira.

Passaia explica para Sidnei que eles iriam se reunir com os donos da empreiteira para “falar a mesma língua” nos depoimentos, pois os representantes da prefeitura e da construtora já que tinham sido oficiados para serem ouvidos na Polícia Federal.

Sidnei responde a Passaia, que os dois estão a um passo de serem presos pelos crimes cometidos.

O ex-secretário foi procurado pelo Campo Grande News, via telefone celular, mas não atendeu as ligações.

Errata

A reportagem tinha colocado que Sidlei Alves, ex-presidente da Câmara de Dourados, estava neste último diálogo com Eleandro Passaia, quando na verdade era Sidnei, ex-funcionário de Artuzi.

Nos siga no Google Notícias