A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

11/02/2016 11:40

Assentados firmam parceria com prefeitura para doação de hortaliças

Liana Feitosa
O grupo, que vive nas margens da BR-163 há 2,5 anos, luta por ações de reforma agrária nesse município. (Foto: Direto das Ruas)O grupo, que vive nas margens da BR-163 há 2,5 anos, luta por ações de reforma agrária nesse município. (Foto: Direto das Ruas)

Líderes de um acampamento onde moram 325 famílias de produtores rurais, nas margens da BR-163 em Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros de Campo Grande, se reuniram na manhã desta quinta-feira (11) com o prefeito da cidade, Juvenal Neto (PSDB), para discutir necessidades e cooperações. Os assentados querem doar hortaliças, produzidas no acampamento, para a prefeitura.

Segundo Rodionei Merlin, que compõe a diretoria estadual de assentados rurais, a reunião pacífica contou com a presença de cerca de 100 acampados, além de lideranças do município e do acampamento. O encontro foi promovido para apresentar demandas à prefeitura e traçar metas para este ano.

Conversa - O grupo, que vive nas margens da BR-163 há 2,5 anos, luta por reforma agrária nesse município e está em negociação com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Enquanto aguarda por terras, negocia com o poder público.

"Estamos fazendo essa parceria com os produtores. Inclusive, vamos ceder um espaço para os produtores do assentamento poderem comercializar em uma feira livre que temos aqui aos sábados à noite, voltada ao pequeno produtor", detalha o prefeito.

Os assentados começarão neste mês a produzir hortaliças para consumo próprio e comercialização, mas quer ceder parte do que for produzido para o hospital e creches da cidade.

Benefícios - "Essa é uma parceria produtiva e positiva, tanto para o município, para a população e, principalmente, para eles também. Vamos estreitar esses laços e vemos com alegria essa parceria", analisa o gestor municipal.

"Essas são pessoas que estão aqui e são daqui e tem suas demandas. Desde que o movimento se instalou na cidade, estamos atendendo dentro que do que é possível à prefeitura, dentro do que a lei permite", explica o prefeito.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions