ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Bandido paulista preso em MS comandava “Justiceiros da Fronteira”

Para policiais paraguaios, Anderson Meneses de Paula, o “Tuca”, liderou matança dos últimos meses

Helio de Freitas, de Dourados | 05/10/2021 09:59
Anderson de Paula e a mulher passeando em Pedro Juan Caballero. (Foto: ABC Color)
Anderson de Paula e a mulher passeando em Pedro Juan Caballero. (Foto: ABC Color)

Integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), o paulista Anderson Meneses de Paula, o “Tuca”, 32, preso domingo (3) em Ponta Porã (a 323 km de Campo Grande), era o atual chefe do grupo de extermínio autodenominado “Justiceiros da Fronteira”. A informação é de fontes da polícia paraguaia.

Segundo a investigação, Anderson comandou a matança dos últimos meses na linha internacional. Pelo menos 20 pessoas foram executadas. Algumas vítimas foram decapitadas e tiveram os corpos embalados em sacos plásticos.

“Tuca” foi preso durante a Operação Escritório do Crime, deflagrada pela Polícia Federal. Ele, a mulher, Francisca Kely Lima da Silva, 27, e outros dois bandidos foram localizados em Ponta Porã ao mesmo tempo em que agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) vasculhavam os esconderijos do PCC em Pedro Juan Caballero.

Segundo o serviço de inteligência da Senad, Anderson de Paula estava na fronteira para assumir o comando do PCC em Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, para substituir o também paulista Weslley Neres dos Santos, 35, o “Bebezão”.

Preso em março deste ano no lado paraguaio e atualmente recolhido na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), “Bebezão” tinha assumido o posto em janeiro, depois da prisão de Giovani Barbosa da Silva, o “Bonitão”. Giovani tinha substituído Levi Adriani Felício, o “Patrón”, preso em outubro de 2019.

Fontes da polícia paraguaia afirmam que Anderson de Paula vinha operando na linha entre as duas cidades-gêmeas como “cabeça” do novo grupo “Justiceiros da Fronteira”, mas ainda sem o rótulo de líder do PCC. No fim semana em que foi preso, ele estaria se preparando para assumir o posto de forma oficial.

Conforme policiais paraguaios, Anderson de Paula, o “Tuca”, assumiria o posto com a missão de reativar as rotas de tráfico, principalmente, de cocaína trazida da Bolívia e do Peru para o Paraguai e depois enviada para o Brasil e Europa.

Ele foi escolhido pela alta cúpula da facção para assumir o posto, mas o bandido já estava na mira da Polícia Federal brasileira. Fontes da fronteira afirmam que os agentes da PF acompanhavam a movimentação de “Tuca” em tempo real desde sua saída de São Paulo e o prenderam quando se preparava para cruzar a fronteira.

Segundo a Senad, Anderson estava acompanhado de dois importantes soldados do PCC na fronteira, Willian Meira do Nascimento, o “Bruxo” ou “Willian Demônio”, e o paraguaio Alfredo Giménez Larrea, que também foram presos.

Nos siga no Google Notícias