ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Bolívia reforça segurança nas áreas de fronteira com o Brasil

Renata Giraldi, da Agência Brasil | 18/08/2011 11:00

O governo da Bolívia anunciou que vai reforçar a segurança nas áreas de fronteira com o Brasil. A decisão foi divulgada pela ministra da Defesa boliviana, Maria Cecilia Chacón. Segundo a ministra, a iniciativa faz parte do Plano Nacional de Defesa que inclui a remodelação da área de infraestrutura do país, reforçando o patrulhamento e ampliando os equipamentos.

A ministra e o diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões Fronteiriças, Juan Ramon Quintana, visitaram ontem as regiões de fronteira - Puerto Suárez, Puerto Quijarro, Puerto Gonzalo, Pantanal e Capitão do Porto Gaiba. Eles foram verificar as necessidades da população e as ameaças existentes nessas áreas.

"O que estamos fazendo agora é uma patrulha ao longo do Rio Paraguai. Estamos visitando vários postos militares nessa área, com o objetivo de intensificar as patrulhas nos rios, permitindo maior presença das forças do Estado", disse a ministra da Defesa.

Maria Cecilia Chacón acrescentou que “[A medida inclui] o reforço de pessoal das autoridades portuárias, que atualmente trabalham na região, mas precisam de mais apoio. Não há controle efetivo das unidades militares que visitamos, assim como temos de melhorar a comunicação".

O diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões Fronteiriças da Bolívia, Ramon Quintana, recomendou repasses extras de combustível e equipamentos para a Marinha.

Segundo ele, o governo boliviano deve dar mais atenção para as famílias que vivem ao longo de 300 quilômetros da fronteira. “[Essas famílias] merecem a atenção do governo que deve reorientar as políticas de assentamentos”, disse ele.

Nos siga no Google Notícias