ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Bolsonaro e presidente paraguaio prometem fronteira aberta antes do dia 15

Mandatários conversaram por telefone nesta sexta-feira sobre fim do bloqueio fronteiriço

Helio de Freitas, de Dourados | 02/10/2020 16:33
Carro com placa brasileira aproveita menor preço do combustível no lado paraguaio para abastecer, ontem, em Pedro Juan (Foto: Ademir Almeida)
Carro com placa brasileira aproveita menor preço do combustível no lado paraguaio para abastecer, ontem, em Pedro Juan (Foto: Ademir Almeida)

Em conversa por telefone nesta sexta-feira (2), os presidentes do Paraguai Mario Abdo Benítez e do Brasil Jair Bolsonaro firmaram acordo para reabrir as fronteiras entre os dois países “antes do dia 15 de outubro”.

Primeiro por iniciativa do governo paraguaio e depois por decreto do mandatário brasileiro, as fronteiras entre as duas Nações foram fechadas em março em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Nas últimas duas semanas aumentou a pressão pela reabertura por parte de comerciantes de cidades paraguaias cujo comércio depende dos turistas brasileiros, como é o caso de Pedro Juan Caballero, vizinha de Ponta Porã (MS).

Ontem, Comerciantes de Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero divulgaram documento dando oito dias de prazo ao governo para o fim do bloqueio fronteiriço. “A economia morta na fronteira é muito pior que a pandemia do novo coronavírus”, afirmaram.

Para aumentar a pressão contra Mario Abdo Benítez, o Planet Outlet e o Shopping China, maior loja de importados da América Latina, anunciaram que vão reabrir as portas na segunda-feira (5).

Na conversa desta sexta-feira, os dois presidentes fecharam acordo estabelecendo todos os cuidados necessários para controle sanitário e migratório nos acessos entre dos dois países. Mario Abdo Benítez afirmou que do lado paraguaio está tudo pronto para a reabertura.

Já o presidente brasileiro disse ao colega paraguaio que ainda aguarda relatórios de instituições técnicas para reabilitar o trânsito de pessoas nas fronteiras. O dia exato da reabertura, no entanto, ainda não foi definido.

Entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, o controle feito por militares paraguaios diminuiu consideravelmente nos últimos dias. Apesar de a cerca de arame farpado ainda existir em alguns pontos, brasileiros não encontram dificuldade para entrar no país vizinho, até para abastecer, aproveitando os preços dos combustíveis bem mais baixos, mesmo com dólar alto.

Nos siga no Google Notícias