ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Paraguai promete para esta semana decisão sobre reabrir fronteira

Em Pedro Juan Caballero, no entanto, entrada de brasileiros já está liberada

Helio de Freitas, de Dourados | 29/09/2020 09:17
Brasileiros entram no Paraguai ao lado de cerca quase caindo (Foto: Ademir Almeida)
Brasileiros entram no Paraguai ao lado de cerca quase caindo (Foto: Ademir Almeida)

A esperada reabertura da fronteira do Paraguai em três cidades da Linha Internacional que são centros de compras para turistas brasileiros não aconteceu nesta terça-feira (29), mas o presidente do país vizinho promete uma decisão para esta semana.

Mario Abdo Benítez espera se reunir nos próximos dias com o presidente Jair Bolsonaro para decidir as medidas que permitirão o retorno dos brasileiros a Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero, as duas últimas na fronteira com Mato Grosso do Sul.

Na semana passada, após protestos de comerciantes fronteiriços, o governo paraguaio anunciou a reabertura parcial para entrada dos turistas brasileiros, mas a prorrogação por 30 dias do fechamento das fronteiras brasileiras atrapalhou os planos.

As fronteiras do Paraguai foram fechadas em março, logo após a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhecer a pandemia do novo coronavírus.

“Nesta semana teremos a data de abertura e os passos para abrir a fronteira com o Brasil em Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero”, disse Marito Benítez, durante agenda ontem em Itapé, no Departamento de Guairá.

Militar vigia ponto de delivery, mas vários acessos já estão liberados (Foto: Ademir Almeida)
Militar vigia ponto de delivery, mas vários acessos já estão liberados (Foto: Ademir Almeida)

Liberou geral – Em Pedro Juan Caballero, o Campo Grande News mostrou na semana passada que a circulação de pessoas de um lado ao outro da fronteira aumentou consideravelmente nos últimos dias.

Nesta terça-feira (29), a situação se repete. Parte das barreiras montadas pelos militares nos acessos entre as duas cidades já foi desativada e moradores de Ponta Porã e de cidades vizinhas podem entrar livremente em território paraguaio para fazer compras.

Veja o vídeo:

Em alguns trechos ainda existe a cerca de arame farpado instalada em março, mas boa parte já foi retirada. Os pontos de delivery instalados em julho para entrega de mercadorias a clientes brasileiros ainda funcionam, mas a maioria dos turistas tem acesso livre ao outro lado da Linha Internacional.

O presidente paraguaio afirmou que as cidades serão responsáveis em implementar e fiscalizar as medidas sanitárias para evitar aumento do contágio pelo novo coronavírus.

Apesar do crescimento dos casos nas últimas semanas, o Paraguai continua com situação melhor que os vizinhos, segundo Mario Abdo Benítez. “Temos a menor porcentagem de mortalidade por contágios na região. Isso significa que as medidas sanitárias e o sacrifício que fizemos ajudaram a salvar vidas”, afirmou.

Cerca de arame farpado entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero já nao impede mais entrada de brasileiros (Foto: Ademir Almeida)
Cerca de arame farpado entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero já nao impede mais entrada de brasileiros (Foto: Ademir Almeida)


Nos siga no Google Notícias