ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Câmara vota pedido de cassação de vereador acusado de bater na mulher

Comissão Processante emitiu relatório favorável à cassação de “Diego Carcará”

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2022 10:42
Diego Carcará ficou 20 dias preso em janeiro e reassumiu mandato em março. (Foto: Reprodução)
Diego Carcará ficou 20 dias preso em janeiro e reassumiu mandato em março. (Foto: Reprodução)

A Câmara de Fátima do Sul, cidade a 239 km de Campo Grande, faz sessão na manhã desta terça-feira (24) para votar o pedido de cassação do mandato do vereador Diego Candido Batista (PSD), o “Diego Carcará”, preso em janeiro deste ano acusado de bater na mulher e na enteada com chinelo.

A sessão para analisar o relatório da Comissão Processante começou às 9h com a apresentação da tese de defesa, feita pelo advogado Antônio Carlos Jorge Leite.

Em sua fala, ele disse que o pedido de cassação apresentado em março pelos vereadores Nilsinho Construtor e Silvana Vasconcelos (ambos do MDB) é ilegal por ferir a Constituição e disse que a cassação seria pré-julgamento, pois o processo ainda tramita na esfera penal.

Além disso, segundo ele, Diego já foi punido pela Câmara com a suspensão mandato e se for condenado será punido duas vezes pelo mesmo caso, “o que a lei não permite”. O Campo Grande News apurou que Diego Carcará deve escapar da cassação através de manobra política articulada por apoiadores do vereador.

Dono de corretora de imóveis em Fátima do Sul e vereador pelo segundo mandato, Diego Carcará, 33, foi preso em flagrante acusado de agredir a chineladas a então esposa, de 31 anos, e a enteada, de 12, na noite de 23 de janeiro. A esposa disse que ele estava bêbado.

A mulher contou à polícia que era submetida a constantes agressões e ameaças por parte do vereador. Segundo ela, Diego a impedia até mesmo de ter acesso a dinheiro, às contas bancárias e aos documentos pessoais e dos veículos do casal.

A briga daquele dia teria começado após Diego derrubar o filho, de um ano. A enteada pegou o bebê no colo para tentar fazê-lo parar de chorar e foi agredida pelo padrasto com uma chinelada. A mulher saiu em defesa da filha e também teria sido espancada.

Na delegacia, Diego teria passado perto da esposa e a ameaçado caso mantivesse a denúncia. Ele passou 19 dias na cadeia, sendo 15 deles na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), de onde saiu no dia 16 de fevereiro.

O pedido de cassação foi feito com base no artigo 35 da Lei Orgânica Municipal. No documento, os vereadores emedebistas citaram que o colega, além de ter se envolvido em grave episódio de violência contra a mulher e de ter sido preso preventivamente, ainda terá de responder ao processo criminal pelos mesmos atos. “Tudo isso cria enorme desgaste para esta Câmara Municipal”, diz trecho do requerimento.

Nilsinho Construtor e Silvana Vasconcelos citaram que as provas contra Diego Carcará são suficientes para embasar o pedido de cassação. “Seu comportamento é obviamente incompatível com o decoro parlamentar.”

Nos siga no Google Notícias