A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

11/08/2016 08:05

Campanha extra contra gripe conclui hoje imunização de crianças de 5 a 9 anos

Gerência de Saúde de Naviraí orientou moradores a levarem comprovante de vacina; 15 mil doses extras estão sendo aplicadas

Helio de Freitas, de Dourados
Vacinação de crianças contra gripe termina hoje em Naviraí (Foto: Orisvaldo Sales)Vacinação de crianças contra gripe termina hoje em Naviraí (Foto: Orisvaldo Sales)

Termina nesta quinta-feira (11) a primeira etapa da campanha extra de vacinação contra a gripe H1N1 no município de Naviraí, a 366 km de Campo Grande. A imunização de crianças de 5 a 9 anos começou na segunda-feira e a partir de amanhã, outros grupos da população serão vacinados.

Quinze mil doses foram compradas pela prefeitura para reforçar a vacinação da população na cidade que teve 71 casos confirmados de gripe A e sete mortes entre maio e junho deste ano. A campanha prossegue até o dia 23 deste mês, no salão de festas da Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária).

A Gerência de Saúde do município reforçou o pedido para que as pessoas levem dos comprovantes de vacina. Nos primeiros dias de imunização, muitas pessoas não levaram o documento e tiveram de voltar para casa para buscar o que era necessário.

Segundo a prefeitura, a Gerência de Saúde precisa das cópias originais dos comprovantes para anexar à prestação de contas que será feita ao Ministério Público, já que o município gastou recursos próprios para comprar as doses.

Para receber a vacina, os pais devem levar os documentos que comprovem datas de nascimentos das crianças, os professores devem apresentar o contracheque, os hipertensos levar uma receita com data de no máximo seis meses antes da vacinação e as pessoas de 50 a 59 anos devem apresentar RG ou CNH.

Grupos – A vacinação de crianças de 5 a 9 anos será feita hoje das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os professores serão vacinados amanhã e sábado. De segunda-feira (15) a quinta (18) serão vacinados os hipertensos e pessoas de 50 a 59 anos serão imunizados de 19 a 23 de agosto.

O município de Naviraí gastou R$ 215 mil para comprar as doses do Instituto Butantã e garantir a imunização de pessoas que ficaram fora dos grupos de riscos atendidos na campanha nacional feita pelo Ministério da Saúde.

Segundo a prefeitura, a distribuição das doses levou em conta a realidade local de Naviraí. A opção pela colocação da faixa etária de 50 a 59 anos e de hipertensos foi baseada no número de mortes ocorridas pela gripe H1N1. Entre as pessoas que morreram, quatro estava na faixa etária especificada e quatro eram pacientes com hipertensão arterial.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions