ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Casal de MS está em fase de "aproximação" e pode adotar a bebê Maria

Maria completa 54 dias de vida no CTI do HU com graves problemas de saúde e à espera de adoção

Silvia Frias | 25/05/2022 10:08
Bebê está internada no CTI pediátrico do HU, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Bebê está internada no CTI pediátrico do HU, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Casal residente em Mato Grosso do Sul está em processo de “aproximação” da bebê Maria, 54 dias de vida e grave problemas de saúde. O caso dela se tornou conhecido depois que a mãe biológica morreu poucos dias após o parto e a criança ficou sozinha, internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do HU (Hospital Universitário), em Campo Grande.

Segundo informações do HU, a bebê passou por uma traqueostomia ontem, está sendo alimentada por sonda, e não tem previsão de alta. O estado de saúde dela ainda é considerado muito delicado.

A Justiça resolveu divulgar a situação de Maria depois que não foram encontrados pais aptos ou interessados pelo SNA (Sistema Nacional de Adoção). Hoje, no Dia Nacional da Adoção, a informação é que perspectiva para a bebê é animadora.

O juiz Maurício Miglioranzi Santos, da 1ª Vara Cível de Corumbá, disse que o casal deve conhecer Maria esta semana. É a fase da aproximação, considerado período importantíssimo para que todos se conheçam e possa ser estabelecido um vínculo.

“É um casal que já tem filhos e se identificou muito com o quadro da bebê”, disse Santos. O juiz preferiu não dar mais detalhes sobre eles, como a cidade onde residem. Eles não fazem parte do cadastro SNA e entraram em contato com a Justiça interessados em adotar Maria.

O casal já está passando por processo de entrevista com as técnicas do Juizado e apresentando documentação, como comprovantes de renda e residência. Os procedimentos tramitam pela Justiça de Corumbá, onde a menina nasceu.

A partir do resultado da aproximação e da análise desses documentos, caso não haja empecilhos, a guarda provisória pode ser dada em até 30 dias.

Mesmo que a guarda seja concedida, Maria continuará internada no CTI. A bebê teve episódios de convulsão e é alimentada por sonda. No nascimento, teve falta de oxigenação cerebral, o que comprometeu funções cerebrais.

Suporte – A adoção nessas condições, segundo o magistrado, pode auxiliar na recuperação da criança. “Há uma resposta melhor no tratamento quando há uma família em dedicação exclusiva, acompanhando no hospital e perguntando sobre a criança para a equipe médica”, comentou em entrevista anterior.

Atualmente, 86 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos estão disponíveis para adoção em Mato Grosso do Sul. Até 2 anos de idade são apenas quatro e de 2 a 6 anos, 16 crianças.

Nos siga no Google Notícias