ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Chuvas fazem Rio Formoso subir 3 metros na 'maior cheia em 20 anos'

Adriano Fernandes | 23/05/2017 18:03
Acesso à margem do rio Formoso em hotel vizinho ao balneário municipal de Bonito. (Foto: Gláucio Cezar – Jabuty)
Acesso à margem do rio Formoso em hotel vizinho ao balneário municipal de Bonito. (Foto: Gláucio Cezar – Jabuty)

As fortes chuvas durante o fim de semana em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, fez o Rio Formoso subir pelo menos três metros. A cheia, a maior em duas décadas, segundo moradores, afetou pontos turísticos da região.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, entre sábado (20) e domingo (21) choveu em torno de 150 milímetros pela região. Segundo os próprios moradores, o nível do rio se elevou em pelo menos três metros, mas não há informações oficiais sobre o nível exato de elevação das águas.

“Desde 1998, quando o pessoal pegou peixe no pasto, o rio não subia tanto”, contou ao Portal Educativa Eleutério Rodrigues, que mora as margens do Rio Formoso há mais de 50 anos. 

Por conta das inundações, a água invadiu fazendas, levou decks de pontos turísticos e até encobriu a cachoeira da Ponte do Hermínio, que é um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Em hotel vizinho ao Balneário Municipal da cidade, por exemplo, a água dos rios Formoso e Formosinho inundou as estradas de acesso aos passeios e atrativos da pousada.

No vídeo, é possível ver o nível da água que por pouco não atingiu a Ponte do Hermínio sobre o Rio Formoso e também, a inundação no Hotel Candeias, vizinho ao Balneário Municipal e que também foi completamente tomado pelas águas. 

“Talvez tenha sido uma das enchentes mais significativas dos últimos 20 anos”, comentou o secretário local de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, em texto divulgado pelo Portal da Educativa. Desde o fim de semana, também continua turva a água dos principais córregos da cidade, conhecida pelas águas cristalinas.

“Essa coloração é agravada pela a água da enxurrada que escorre pelas estradas de chão, pastagens e lavouras, por exemplo”, completou o secretário.

Previsão - O O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para tempestade de perigo potencial em todo o estado entre esta terça-feira (23) e amanhã (24). A chuva atingirá áreas isoladas e permanecerá sobre o Estado até sábado (27). 

Conforme o instituto, são esperadas chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h entre 40 e 60 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores e granizo, leves alagamentos e pequenos estragos. O aviso tem duração até às 10 horas de amanhã. 

Uma frente fria se aproxima de MS no sábado, causando chuvas no sudoeste e sul ao decorrer do dia. Para todo o período são esperadas temperaturas entre 17ºC e 34ºC.

Confira a galeria de imagens:

  • Balneário Municipal (Gláucio Cezar – Jabuty)
  • Foto do Rio Formoso sob a ponte do Hermínio. (Gláucio Cezar – Jabuty)
  • Estrada de acesso ao Balneário Municipal. (Foto: Gláucio Cezar – Jabuty)
  • Trecho em que o Rio Formoso também transbordou(Gláucio Cezar – Jabuty)
Nos siga no Google Notícias