ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Cidade que homenageia mineiro no nome faz 61 anos nesta segunda-feira

Caroline Maldonado | 03/08/2015 07:58
Apresentação da banca municipal marcou comemoração do aniversário (Foto: Cassilândia News)
Apresentação da banca municipal marcou comemoração do aniversário (Foto: Cassilândia News)

Joaquim Balduíno. Esse é o nome do mineiro que chegou em 1931 nas terras que formam o município de Cassilândia. Conhecido como Cassinha, ele deu nome ao povoado que, em 1954, virou a cidade que hoje completa 61 anos.

O município comemorou o aniversário no domingo (2), com apresentação da Banda Marcial do Exército, show de cantores locais, além do tradicional desfile de tropas.

Conforme os memorialistas que registraram a história da região, em 1944, Cassinha doou parte de sua fazenda para a expansão do povoado, que, primeiramente, foi denominado São José. Mais tarde, em homenagem ao pioneiro, o local tornou-se Cassilândia.

Em março de 1946, veio a primeira escola, que foi chamada Sra. Aidê Amin. Cassinha foi assassinado por desconhecidos, segundo os cronistas da época. Ele era proprietário de balsas para a travessia do Rio Aporé, que faz a divisa natural com o Estado de Goiás. O rio tem muitas cachoeiras e corredeiras, propícias a esportes de aventura, como o rafting e o boiacross, esporte comum na região.

Em 1948, foi criado o Distrito de Cassilândia, emancipado em 1954. Com população estimada em 21,5 mil habitantes, a cidade tem a economia baseada na agropecuária, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A história da cidade é marcada também pela imigração de outras famílias mineiras, além de gaúchos e libaneses.

Nos siga no Google Notícias