ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Cinco cidades do "Cinturão Vacinal" não bateram marca de 90%

Mesmo com redistribuição que cortou total de doses em 40%, o número ainda não foi atingido

Nyelder Rodrigues | 12/07/2021 15:15
Corumbá é uma das cidades que ainda não atingiu marca de 90% de aplicações, apesar da redução de doses (Foto: Divulgação/PMC)
Corumbá é uma das cidades que ainda não atingiu marca de 90% de aplicações, apesar da redução de doses (Foto: Divulgação/PMC)

Dos 13 municípios sul-mato-grossense que fazem parte do chamado "Cinturão Vacinal" na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, cinco não atingiram a marca de aplicação de ao menos 90% das doses do imunizante da Janssen destinadas para pesquisa da Vebra Covid-19, realizada em vários locais e com diversas situações no Brasil.

Conforme os dados do Vacinômetro, plataforma digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Ladário e Corumbá estavam até às 14h dessa segunda-feira (12) com menos de 90% das doses recebidas.

A pior porcentagem é a de Caracol, com 76% - 1.596 aplicações de 2.090 vacinas. Em seguida aparece Aral Moreira, com 78% (2.302 usadas de 2.935 recebidas). Ladário, com 80%, e Bela Vista e Corumbá, respectivamente com 81% e 88%, fecham a lista.

Outras três cidades já passaram da marca dos 90%, mas ainda não atingiram 100%, caso de Porto Murtinho - com exatos 90% - e Mundo Novo (94%). Coronel Sapucaia ficou a duas doses de aplicar as 1.445 doses recebidas da Janssen.

Antônio João, Coronel Sapucaia, Japorã, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas são as cidades que já bateram a marca de 100% das doses aplicadas. Ao todo, o cinturão aplicou até o início dessa tarde de segunda 94.796 das 101.245 doses recebidas.

Queda expressiva - O índice de aplicação poderia ser menor nessas cidades se não fosse realizada a redistribuição que cortou em praticamente 40% o total de vacinas recebidas no cinturão para a realização da Vebra Covid-19.

Inicialmente previstas para serem 165.500 doses da Janssen, o número foi reduzido para 142.090 e posteriormente para 101.245. O volume antes com destino ao cinturão acabou indo parar nos demais 66 municípios do Estado - 21 mil delas em Campo Grande.

Segundo a SES, o remanejamento ocorreu devido ao andamento da pesquisa nessas cidades, verificando já existir um índice suficiente de vacinados com outras doses, o que permitiu que houvesse a redistribuição em benefício às demais cidades.

Próximo passo - Somando todas as cidades do projeto, o índice de 90% já foi superado diante do novo total de doses destinados - são 94 mil aplicações, porém, o índice ficaria em aproximadamente 65% caso as 142 mil doses anteriores prevalecessem.

Com isso, foi dado nesse fim de semana o pontapé inicial da segunda etapa do Vebra Covid-19 em Mato Grosso do Sul, que vai observar a situação da covid nessa região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia pelas próximas cinco semanas.

O infectologista e pesquidor da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda, frisa que o vírus seguirá circulando, mas o objetivo é checar os números referentes à transmissão, hospitalização e mortes causadas em decorrência da covid.

"Atingimos 90% de cobertura vacinal segundo o DataSUS [plataforma de dados do Sistema Único de Saúde] e mais de 100% em relação ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de pessoas que possuem título eleitoral. Foi um ganho para todo o Estado", conta Croda.

Nos siga no Google Notícias