ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Cinco municípios de MS comemoram aniversário nesta sexta-feira

Renata Volpe Haddad | 11/11/2016 09:09
Naviraí tem atualmente, 52 mil habitantes, segundo o IBGE. (Foto: Divulgação)
Naviraí tem atualmente, 52 mil habitantes, segundo o IBGE. (Foto: Divulgação)

Ivinhema, Naviraí, Jateí, Anaurilândia e Pedro Gomes, comemoram nesta sexta-feira (11) aniversário de 53 anos de emancipação.

Distante 282 km de Campo Grande, Ivinhema tem 22.975 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O município está localizado próximo a dois grandes centros econômicos, entre São Paulo e Paraná e o agronegócio é um dos segmentos de maior destaque do município.

Grande variedade de atividades econômicas se desenvolvem em Ivinhema, tais como café, mandioca, frutas, cana de açúcar, suínos e aves. Inserido na região da Grande Dourados que experimentou um rápido crescimento econômico pela reforma agrária instalada na região em 1943, recebendo migrantes colonos de todo o país.

Jateí está a 292 km da Capital e o povoamento no município começou em 1954. A efetiva colonização de Jateí só foi consumada quando os colonos cruzaram o rio Dourados invadindo uma área não incorporada ao projeto, obrigando o governo a criar uma segunda zona da colônia em outra área previamente delimitada, onde foi implementado o novo povoado, em 1956 e o município foi criado em 11 de novembro de 1963.

A origem do nome de Jateí é uma variante do nome Jataí, que diz respeito a uma espécie de abelha silvestre cujo mel é muito apreciado.

Ivinhema tem 23 mil habitantes, aproximadamente. (Foto: Prefeitura Municipal/ Divulgação)
Ivinhema tem 23 mil habitantes, aproximadamente. (Foto: Prefeitura Municipal/ Divulgação)

Os primeiros imigrantes chegaram em Pedro Gomes, distante 309 km de Campo Grande, em 1838. Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região se formou e recebeu a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para se refrescar. O município também foi emacipado em 1963. Hoje, segundo o IBGE, são 7.738 habitantes.

Naviraí, localizado na região Sudoeste do Estado, distante 366 km da Capital, foi desmembrado de Caarapó, também em 1963. Atualmente, são 52.367 habitantes e a economia da cidade é sustentada no setor produtivo. Naviraí possui várias empresas e cooperativas de grande porte. Foi construído no município um aeroporto com capacidade para aeronaves de médio porte e está reestruturando e ampliação do local que hoje possui 800 metros, passará a possuir 1200 metros com iluminação, permitindo pousos noturnos.

Anaurilândia, a 371 km de Campo Grande, tem 8.865 habitantes, segundo o IBGE. A principal economia da cidade era a erva-mate, planta nativa da região. Em 1963, o município foi desmembrado da Vila Água Amarela que passa a se chamar município de Anaurilândia.

Nos siga no Google Notícias