A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019

19/11/2019 18:12

Cinco são denunciados por desviar meio milhão de comida de hospital

Ex-secretário de Saúde de Dourado e mais quatro fraudaram licitações para fornecimento de marmitas para paciente da rede pública

Tainá Jara e Helio de Freitas, de Dourados
Carros da PF foram vistos na Secretaria de Saúde de Dourados, durante operação, no dia 6 deste mês (Foto: Adilson Domingos)Carros da PF foram vistos na Secretaria de Saúde de Dourados, durante operação, no dia 6 deste mês (Foto: Adilson Domingos)

A Justiça Federal acatou denúncia do MPF (Ministério Público Federal) de cinco pessoas por desviar R$ 532 mil de contratos destinados para compra de comida para pacientes de média e alta complexidade atendidos nas unidades de saúde do município de Dourados, distante 235 quilômetros de Campo Grande.

Encabeçavam o esquema o ex-secretário de Saúde do município, Renato Oliveira Garcez Vidigal, e o empresário e ex-diretor financeiro da secretaria de Saúde, Raphael Henrique Torraca Augusto. Eles foram detidos na operação Purificação, deflagrada pela Polícia Federal, no dia 6 de novembro, e continuam presos na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Em fevereiro deste ano, na primeira fase da operação, a PF descobriu ligação de Renato Vidigal e Raphael Torraca com a empresa Marmiquente Comércio de Bebidas e Alimentos Ltda., contratada por dispensa de licitação pela prefeitura por R$ 1,8 milhão para fornecer alimentação para a Funsaud, que administra o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A sociedade entre o então secretário de Saúde e o então servidor com a empresa também foi comprovada em fiscalização da CGU (Controladoria-Geral da União). A fiscalização apontou irregularidades na dispensa licitatória 020/2017 para contratação de fornecimento de refeições a pacientes internados.

Também foram denunciados à Justiça Ronaldo Gonzales Menezes, “laranja” da pessoa jurídica Marmiquente Comércio de Bebidas e Alimentos LTDA-ME; Sandra Regina Soares Mazarim, gerente administrativa da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados); e Dayane Jaqueline Foscarini Winck, servidora do núcleo de contabilidade da Secretaria de Saúde de Dourados.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions