ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Clube nega favorecimento em contratação da Guarda Municipal, denunciada ao MP

Apesar de admitir parceria com a Forjas Taurus SA, clube ainda não tem documentação exigida para atuar como representante da marca.

Adriano Fernandes | 23/07/2018 20:30

O C-TED (Clube Tiro Esportivo e Defensivo de Dourados) negou ter sido favorecido no processo de contratação da Guarda Municipal do município com a fabricante de armas Forjas Taurus SA, da qual o clube seria único representante na cidade.

A suspeita de fraude sobre o contrato no valor de R$ 167.695,00 foi levantada por denúncia anônima em documentos encaminhados ao Ministério Público e ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Em nota, o clube admitiu a parceria com a marca que, no entanto, só será formalmente firmada, quando a instituição possuir toda a documentação e autorizações comerciais necessárias para operar, já que no momento, estaria ainda em obras.

“Há mais de um ano nossa diretoria vem estreitando o contato com a Taurus, tendo nos sido concedido, ainda que informalmente, o direito de comercializar as armas e acessórios por ela produzidos, tão logo tenhamos a estrutura e documentação necessárias para operar nossa loja”, diz o clube.

A entrevista dada pelo diretor comercial do C-TED, Sérgio Ribeiro – cujo vídeo da entrevista também foi anexado à denúncia -, e em que ele menciona o clube, como sendo representante exclusivo da marca Taurus na cidade, seria apenas uma “divulgação comercial” da parceria. Mas que “apenas após a efetivação da referida poderemos auferir qualquer ganho financeiro decorrente de quaisquer negociações”, esclarece.

Quanto a uma possível articulação do diretor-presidente do clube e também Guarda Municipal da cidade, Porfirio Arguelho Junior, para direcionar uma compra de armas efetuada pela Guarda Municipal de Dourados à Taurus, o C-TED informou “que ele não consta no quadro social do C-TED, não sendo, portanto, possível que aufira qualquer lucro sobre eventuais negociações efetuadas pelo clube”, ressalta.

Segundo a instituição a nomeação do oficial ao clube, deve-se as qualificações de Porfírio como instrutor de cursos teóricos e práticos. “Dado seu profundo conhecimento técnico sobre armas, sua experiência no tiro esportivo, sua notável habilidade na prática do tiro, seu credenciamento junto à Polícia Federal e, especialmente, sua alta popularidade no estado de MS aliado ao seu carisma e reputação ilibada”, completa.

O clube informou ainda que deve procurar o Ministério Público, nesta terça-feira (24) para demais esclarecimentos.

A denúncia - Através da ouvidoria do Ministério Público, o autor da denúncia apontou suspeita de fraude processo de inexigibilidade de licitação 011/2018, que objetiva a contratação com a Forjas Taurus SA, no valor de R$ 167.695,00.

Segundo a denúncia, a suspeita de direcionamento ocorre porque o único representante da Taurus em Dourados é o C-TED (Clube Tiro Esportivo e Defensivo de Dourados), cujo diretor presidente é o guarda municipal Porfírio Arguelho Riveiro Junior.

No dia 17 deste mês, após tomar conhecimento da denúncia, o promotor Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, cobrou do comandante da Guarda, Sílvio Costa, informações sobre o caso. O ofício a ele foi enviado na sexta-feira (20).

Durante a tarde (23) o Campo Grande News procurou o comandante da Guarda Municipal, mas Sílvio não havia se manifestado até às 16h.

Nos siga no Google Notícias