ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Com 15 trotes por dia, Samu alerta que "gracinhas" colocam vidas em risco

Somente no último mês de janeiro dos 1.469 atendimentos, 485 ligações recebidas, eram falsas

Adriano Fernandes | 15/02/2019 19:45
O Samu de Três Lagoas conta com 79 profissionais. (Foto: DivulgaçãoAssessoria/ReproduçãoJPNews)
O Samu de Três Lagoas conta com 79 profissionais. (Foto: DivulgaçãoAssessoria/ReproduçãoJPNews)

A cada duas horas o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Três Lagoas – a 338 quilômetros de Campo Grande-, recebe um trote de acordo com o setor de estatística do órgão.

Somente em janeiro, dos 1.469 atendimentos, 485 ligações recebidas, eram falsas – o que resulta em uma média de quase 15 trotes por dia. Números que impressionam e também refletem a falta de noção de quem ignora que as “gracinhas” também colocam vidas em risco.

“O trote prejudica o trabalho do Samu, que é salvar vidas, ou seja, quando se passa um trote, alguém deixa de ser socorrido ou atrasa um socorro a ser prestado. Por isso, é importante que as pessoas respeitem, compreendam o serviço e zelem por sua manutenção e assistência”, comenta Josefa Tenita, médica coordenadora do Samu.

Segundo Tenita, os trotes se intensificam durante o período de férias escolares e à tarde, quando muitas crianças ficam sozinhas em casa. Mas não é apenas a meninada sapeca que faz as ligações. 

"O adulto também passa trote. Alguns ligam para pedir informações que não nos competem ou até mesmo para pedir serviço de transporte para alguém", comentou ao JPNews.

Crime - O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor pode responder por comunicação falsa de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

O Samu de Três Lagoas conta com 79 profissionais que compõem equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas de prontidão 24 horas por dia.

Nos siga no Google Notícias