ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Com 2ª morte por coronavírus, Paraguai endurece medidas e fecha aeroportos

Governo paraguaio determinou que Polícia Nacional mande para casa quem estiver circulando sem justificativa

Helio de Freitas, de Dourados | 24/03/2020 08:58
Paraguaias que estavam no Brasil chegam ao aeroporto de Asunción, ontem à tarde (Foto: Última Hora)
Paraguaias que estavam no Brasil chegam ao aeroporto de Asunción, ontem à tarde (Foto: Última Hora)

O Paraguai endureceu as medidas para ampliar a quarentena contra o novo coronavírus. Após confirmar a segunda morte por Covid-19 – homem de 61 anos que não teve contato com pessoas infectadas – o governo paraguaio determinou fechamento dos aeroportos para voos comerciais e mandou a Polícia Nacional intensificar a fiscalização para mandar para casa as pessoas que insistem em circular pelas ruas sem necessidade.

Segundo o ministro do Interior Euclides Acevedo, o cidadão que for encontrado nas ruas em qualquer cidade paraguaia e não justificar trabalho ou para comprar produtos indispensáveis, terá de ir imediatamente para casa, senão será detido e multado. Até sábado (28), o governo paraguaio quer todos os cidadãos em casa. A quarentena no país vai até o dia 12 de abril. Até agora, 27 casos da doença foram confirmados no Paraguai, a maioria na capital Asunción.

O Paraguai está com suas fronteiras fechadas desde o início da semana passada. Na Linha Internacional com Mato Grosso do Sul, as principais cidades fecharam as lojas e os acessos às vizinhas cidades sul-mato-grossenses foram fechados.

Nesta terça-feira (24), Édgar Melgarejo, diretor da Dinac (Direção Nacional de Aeronáutica) – órgão equivalente à Anaac no Brasil – que estão suspensos até o dia 12 de abril todos os voos comerciais e privados que chegariam ao Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na capital, para evitar a propagação do novo coronavírus.

Melgarejo afirmou que a medida não afeta voos de emergência, de auxílio e de resgate. Aeronaves com alimentos e medicamentos e voos para resgatar cidadãos estrangeiros que estão no Paraguai também não são afetados pela determinação.

Nos siga no Google Notícias