ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com 5,5 mil habitantes, Juti comemora 25 anos

Paula Maciulevicius | 14/12/2012 08:43
Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². (Foto: Prefeitura Municipal de Juti)
Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². (Foto: Prefeitura Municipal de Juti)

O município de Juti completa 25 anos nesta sexta-feira. Fundada entre os anos de 1912 e 1915 como Santa Luzia, por influência do progresso da extração da Erva-Mate, vegetação típica e natural da região, os primeiros moradores, segundo relato histórico da cidade, chegaram em dezembro de 1898.

Mas foi a partir de 1920, que a vila cresceu a ponto de se tornar o maior centro comercial da região, chegando a ter em média, 2,5 mil casas, entre residências e comércios. Época em que aparecem personagens que marcaram a história da cidade. Como Mimi, de nome Sizenando Alves Rocha, primeiro farmacêutico, alopata, homeopata, laboratorista e boticário. O professor e chamado de conhecedor de redação e leis, Manoel Nogueira, além do açougueiro, Vasco Venancio Soares, e um dos primeiros professores a lecionar para as crianças de Santa Luzia, Antônio Vieira.

Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². Território dividido pelos distritos de Paz, o da Sede, o de Juty ou Santa Luzia, Nova América e Cristalina.

Juti está posicionado sobre o espigão mestre da serra dos dourados, no Sul do estado do Mato Grosso Sul, entre os rios Dourado, ao Norte e, Amambay e Piratini, ao Sul. Limitando-se ao Sudeste, Oeste e Noroeste, com o município de Ponta Porã; Norte com o município de Dourados; Nordeste com o município de Fátima do Sul e Jatey e, leste com o município de Naviraí, e ao Sul, com o município de Iguatemi, e Amambay.

Nos siga no Google Notícias