ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com alto poder financeiro, quadrilha alvo da PF tinha oficina, lava jato e frota

Apesar de ostentar riqueza, os integrantes do grupo não tinham emprego ou atividade lícita

Aline dos Santos | 17/08/2017 07:36
Dólares foram apreendidos em operação nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação/PF)
Dólares foram apreendidos em operação nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação/PF)

Alvo da operação Bandeirante, a quadrilha acusada de atuar no tráfico de cocaína tinha alto poder financeiro, com patrimônio que inclui oficinas mecânicas, estacionamento, lava jato, diversas residências, veículos de passeio, caminhonetes e caminhões.

De acordo com a PF (Polícia Federal), apesar de ostentar riqueza, os integrantes não tinham emprego ou atividade lícita que justificasse o padrão de vida. Uma das oficinas não apresentava atividade contínua ou funcionários regulares, auxiliando na confecção de esconderijos e compartimentos em veículos que transportariam as drogas.

A investigação aponta ainda que eram recrutados familiares e até um menor de idade no esquema. Resistente, a organização criminosa prosseguia com o tráfico mesmo após prisões e apreensões milionárias de carga de cocaína. Como numa empresa, as tarefas eram subdivididas, com recrutamento de membros e recursos para enviar novos carregamentos.

Os alvos da operação tratavam desde as negociações com fornecedores bolivianos de cocaína, logística de pagamentos e internalização da droga no território brasileiro, até o armazenamento, ocultação em compartimentos de veículos e transporte, especialmente para São Paulo. O transporte era por vias vicinais.

Com 90 policiais, a operação cumpre 19 mandados de prisão preventiva, 16 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de condução coercitiva. As ações são em cidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo: Corumbá, Três Lagoas, Campo Grande, Suzano e São Paulo (capital). A operação prevê sequestro e apreensão de bens da organização criminosa.

O nome bandeirante faz referência a um dos veículos utilitários usados pela organização criminosa para cruzar o Pantanal, na tentativa de driblar a fiscalização. Neste modelo de veículo estava a primeira carga apreendida.

Nos siga no Google Notícias