ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Com apoio público, pequenos agricultores aumentam produção

Helio de Freitas, de Dourados | 20/02/2015 13:09
Caminhão entrega calcário em sítio no Assentamento Lagoa Grande, em Dourados (Foto: Divulgação)
Caminhão entrega calcário em sítio no Assentamento Lagoa Grande, em Dourados (Foto: Divulgação)

Pequenos agricultores de assentamentos rurais do município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, estão conseguindo aumentar a produção de alimentos com apoio de um programa mantido pela prefeitura que ajuda a aplicar calcário para melhorar a qualidade do solo. Em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar atende 40 produtores dos assentamentos Amparo e Lagoa Grande, no distrito de Itahum.

De acordo com a assessoria da prefeitura, entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano foram aplicadas 2.459 toneladas de calcário, principalmente em solos de pastagem. Florentino Prevaleto, dono de um lote de 25 hectares no assentamento Lagoa Grande, conta que dobrou a produção de leite após a aplicação de calcário. Um dos primeiros a aderir ao programa, Florentino recebeu 40 toneladas do produto.

O produtor compra o calcário e a prefeitura arca com o custo do frete, que é alto, já que os dois assentamentos ficam a quase 100 km do perímetro urbano de Dourados. A Embrapa Agropecuária Oeste faz a análise do solo a custo zero e orienta o agricultor sobre a quantidade exata de calcário que deve ser aplicada no solo para neutralizar o alumínio, elemento químico que prejudica as plantas.

“Isso é melhoria direta na qualidade de vida das famílias que moram nos assentamentos. A produção de leite dobra, a produção de alimentos melhora muito e consequentemente aumenta a renda das famílias. Ganhando mais, as famílias consomem mais no comércio e toda a comunidade ganha”, avalia o secretário de Agricultura Familiar Landmark Ferreira Rios. Segundo ele, a prefeitura busca recursos para ampliar o programa no segundo semestre deste ano.

Mais apoio – Além do calcário, agricultores familiares de Dourados recebem apoio logístico no preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação. Um dos casos de sucesso foi a implantação de 20 unidades de Produção Agroecológica Integrada Sustentável, em parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, no Distrito de Vila Vargas e no assentamento Lagoa Grande.

A proposta é apoiar a agricultura familiar para tornar Dourados referência na produção de alimentos, peixe e leite. Já foram oficializados, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do leite e do peixe. Mais 30 produtores de leite e 30 produtores de peixe serão selecionados para as primeiras etapas.

Também é desenvolvido em Dourados o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), para garantir moradia de qualidade a produtores familiares. Outros projetos em andamento vão incentivar a produção de erva mate e oleaginosas para a indústria de biodiesel.

Nos siga no Google Notícias