ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Com baixa demanda, Fiems confirma fechamento de laboratório do Senai em Corumbá

Na quarta-feira, a federação informou que "estudava" o fechamento da unidade

Por Izabela Cavalcanti | 16/08/2025 08:56
Com baixa demanda, Fiems confirma fechamento de laboratório do Senai em Corumbá
Alunos entrando no Senai de Corumbá (Foto: Reprodução/Street View)

A Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) confirmou que vai encerrar as atividades do laboratório do Senai em Corumbá. A previsão é que o fechamento ocorra entre segunda e terça-feira da semana que vem.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Fiems confirma fechamento de laboratório do Senai em Corumbá. A baixa demanda por cursos de qualificação profissional motivou a decisão. Com capacidade para 2 mil alunos, a unidade tem apenas 860 matriculados. O impacto de poeira de uma rua lateral, que compromete os equipamentos, também contribuiu para o encerramento das atividades. A previsão é que o fechamento ocorra na próxima semana. Parte dos funcionários será remanejada, enquanto outros serão desligados. Os cursos em andamento serão concluídos, mas não haverá novas turmas. O prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, disse desconhecer a decisão e teme impactos na mineração local. A Fiems justifica a medida como parte de um projeto de reestruturação para concentrar recursos em unidades com melhor desempenho.

O fechamento ocorre devido à baixa demanda por cursos de qualificação profissional. O local tem capacidade para atender 2 mil alunos, mas tem 860 pessoas matriculadas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da Federação, Sérgio Longen, disse que os números trazem preocupações.

“Nos levantamentos que fizemos, a primeira área que realmente eu devo determinar o fechamento é a unidade de laboratórios”, disse.

Ainda de acordo com Longen, a rua lateral ao prédio da instituição sofre forte impacto de poeira, o que compromete a manutenção e funcionamento dos equipamentos dos laboratórios.

“A gente vem há anos trocando esses equipamentos e tentando fazer com que eles funcionem para dar suporte ao município. E infelizmente não conseguimos evoluir positivamente com essa rua que acaba atrapalhando todos os nossos investimentos em termos de laboratórios”, pontuou.

Parte dos funcionários que atuam no setor será remanejada para outras unidades, enquanto outra parcela deve ser desligada.

Apesar do fechamento do laboratório, a Fiems garantiu que os cursos já contratados serão concluídos normalmente, mas não haverá novas turmas.

“Nós não temos nenhuma intenção de não concluir os cursos, mas também não vamos ampliar mais a tentativa de equilíbrio do Senai de Corumbá. Nessa linha não temos ações a serem construídas fora disso”, completou Longen.

Em entrevista ao Campo Grande News na quarta-feira (13), o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, já havia informado que não sabia da decisão e que teme impacto na mineração. Inclusive, a notícia foi dada a ele pela equipe de reportagem.

“Estive recentemente com o presidente da Fiems e ele não comentou sobre esse assunto. Há mais ou menos um mês, conversamos sobre os cursos e os representantes de Corumbá estiveram aqui na prefeitura. Acho que a mineração pode ter problemas, ainda mais com projeto de expansão”, disse.

A medida faz parte do projeto de reestruturação do Senai e prevê o encerramento das atividades da unidade de Corumbá para concentrar recursos em unidades do Estado que apresentam melhor desempenho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.