ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Com chapa contestada na Justiça, sindicato de professores tem eleição hoje

Helio de Freitas, de Dourados | 03/11/2014 10:00
A atual vice-presidente do Simted Gleice Jane Barbosa encabeça chapa única (Foto: Divulgação)
A atual vice-presidente do Simted Gleice Jane Barbosa encabeça chapa única (Foto: Divulgação)

Com chapa única e eleição contestada na Justiça, o Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, a 233 km de Campo Grande, elege nesta segunda-feira a nova diretoria para o mandato de três anos. A única postulante que teve a chapa homologada pela comissão eleitoral é a atual vice-presidente Gleice Jane Barbosa. O sindicato tem em torno de 1.700 filiados e a votação ocorre durante todo o dia na sede da entidade.

Três chapas se inscreveram, mas duas foram impugnadas por possuírem integrantes com cargo de confiança na prefeitura, segundo o sindicato. Uma desistiu da disputa e a outra, encabeçada pelo professor Raphael Ramos Spessoto, que recorreu à Justiça para tentar cancelar a eleição. Ele aponta uma série de irregularidades que teriam sido cometidas pela atual diretoria, inclusive fraude na alteração do estatuto para antecipar a eleição.

A ação foi impetrada na 4ª Vara Cível, mas a juíza Daniela Vieira Tardin considerou o juízo incompetente para analisar o caso por entender que processos envolvendo questões sindicais devem ser analisados pela Justiça do Trabalho.

O juiz do Trabalho Marco Antônio Miranda Mendes negou liminar para suspender a eleição e marcou a primeira audiência para o dia 13 de abril de 2015. Ele também solicitou ao Ministério Público que acompanhe o processo eleitoral do sindicato, para atuar na condição de fiscal da lei.

Na semana passada, aliados de Spessoto divulgaram uma carta nas escolas, informando sobre a impugnação da chapa e pedindo que os filiados não votem na eleição, o que poderia impedir a vitória de Gleice Jane Barbosa.

Ontem à noite, Gleice Jane revidou através de carta encaminhada aos meios de comunicação, acusando os opositores de tentarem desqualificar os integrantes de sua chapa, o processo eleitoral e o sindicato. “Essas pessoas ao invés de apresentarem propostas fazem críticas dirigidas ao sindicato, do qual eles mesmos fazem parte, atualmente, desqualificando a luta dos trabalhadores. Para tal intuito, questionam a democracia, a lisura da eleição e a idoneidade das pessoas, na tentativa de submeter a nossa categoria aos governantes, em especial à administração municipal”, diz a nota.

Na carta, Gleice Jane questiona: “o que é democracia para este grupo? Não conseguir montar chapa para disputar e culpar a comissão eleitoral? Questionar na justiça o resultado de uma decisão de categoria em assembleia, com o único objetivo de impedir um processo democrático legítimo as vésperas das eleições?”.

A chapa da situação afirma que o grupo opositor teve tempo suficiente para mostrar seu trabalho e montar uma chapa competitiva para disputar “com dignidade e em igualdade” de condições as eleições da nova diretoria do Simted. “Se assim não o fizeram, a responsabilidade por sua inércia deve ser atribuída única e exclusivamente ao próprio grupo. A oportunidade foi dada igualmente para ambas as chapas”.

Nos siga no Google Notícias