A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

10/08/2017 09:15

Com drone e GPS, Defesa Civil calcula área atingida por incêndio na terça

Gabriel Maymone
Incêndio atingiu três áreas distantes cerca de 4,5 km uma da outra (Foto: Divulgação)Incêndio atingiu três áreas distantes cerca de 4,5 km uma da outra (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil utiliza drone, GPS e sistema de georreferenciamento para levantar a extensão da área queimada no incêndio de grandes proporções ocorrido na terça-feira (08), em Maracaju – distante 160 quilômetros de Campo Grande.

As chamas atingiram ao mesmo tempo três áreas distantes cerca de 4,5km uma da outra: a Fazenda Noroeste, um terreno com vegetação e parte da aldeia indígena Sucuri. Até o momento, a área calculada pela Defesa Civil é de 130 hectares, sendo 90 hectares na fazenda e 40 hectares no terreno.

Hoje, os trabalhos serão realizados na aldeia Sucuri. “Primeiro é feito um sobrevoo para fazer imagens aéreas para termos uma ideia. Baseado no que a gente viu por cima, a gente vem por terra com o GPS e vai acompanhando o desenho da área que foi atingida. A gente joga as coordenadas no sistema e o próprio programa calcula o perímetro”, explica o coordenador da Defesa Civil municipal de Maracaju, Roberto Carlos de Campos.

Defesa Civil ainda calcula área atingida pelas chamas (Foto: Divulgação)Defesa Civil ainda calcula área atingida pelas chamas (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil acredita que a área atingida na aldeia pode ser a maior das três. A previsão é de que ainda hoje o relatório completo esteja concluído.

Em relação aos prejuízos, a estimativa é de que não tenha sido grande. “A área [da fazenda] atingida pelo fogo tinha pouco milho sem colher. A maior parte da safra de milho já foi colhida.”, informa Roberto.

Durante o incêndio na fazenda, o proprietário Edmilson Vincensi, na tentativa de apagar o fogo, teve 81% do corpo queimado e está internado em estado gravíssimo na Santa Casa de Campo Grande.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions