ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Com início do ciclo de cheias no Pantanal, água invade Estrada Parque

Liana Feitosa | 12/02/2016 11:50
Água invade pista da Estrada Parque no Pantanal sul-mato-grossense. (Foto: Divulgação/ Agesul)
Água invade pista da Estrada Parque no Pantanal sul-mato-grossense. (Foto: Divulgação/ Agesul)

A água já começou a cobrir trechos da MS-184, via conhecia como Estrada Parque, na região de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. O tráfego de veículos pesados está impedido em alguns pontos, como na altura do km 4 desde o último dia 6, onde a cabeceira de uma ponte foi levada pela correnteza.

De acordo com o site Diário Corumbaense, há a possibilidade de impedimento total para tráfego de veículos, grandes ou pequenos, caso o nível de água continue subindo.

O fenômeno é comum e acontece todos os anos, mas varia de intensidade conforme o ciclo das cheias do Pantanal e da temporada de chuvas. A interdição total da via dependerá muito disso.

“Vai depender muito do volume da cheia do rio Miranda, do Aquidauana, do Negro, do Taquari e lá na frente do rio Paraguai. Se continuar chegando muita água, é provável que cubra todo aquele trecho, aí nós vamos ser obrigados a interditar”, explicou Luiz Anache, diretor executivo da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) na região.

Ainda segundo Anache, equipes da Polícia Rodoviária Estadual e da agência realizam plantão 24 horas para prestar atendimento a produtores rurais da região que enfrentarem problemas na rodovia.

“Com a época das cheias, os campos das fazendas ficam cheios e os pecuaristas querem retirar o gado, aí começa haver muito trânsito de caminhão carroceiro, o que prejudica a estrada. Se danificar uma ponte de madeira lá naquele trecho, interdita toda a estrada, prejudicando todos os criadores”, explicou ao Diário Corumbaense.

Uma das áreas já encobertas pela água está na região conhecida como Buraco das Piranhas, até à ponte de concreto sobre o rio Miranda. Além disso, no trecho do km 4 há uma ponte interditada devido a prejuízos causados pelo desterramento da cabeceira. Por isso, caminhões estão desviando pelo Distrito de Albuquerque, acessando a MS-228. Isso aumenta em 100 quilômetros o trajeto até a BR-262.

A Agesul trabalha na recuperação dessa e de outras pontes interditadas devido à força das águas.

Uma das áreas já encobertas pela água está na região conhecida como Buraco das Piranhas. (Foto: Divulgação/ Agesul)
Uma das áreas já encobertas pela água está na região conhecida como Buraco das Piranhas. (Foto: Divulgação/ Agesul)
Nos siga no Google Notícias