ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Com ligação submersa, moradores esperam 5h por travessia entre cidades

Outra opção é pagar R$ 5 por barcos particulares. Aquidauana e Anastácio enfrentam cheia desde ontem

Aline dos Santos e Mayara Bueno, enviada especial a Aquidauana | 21/02/2018 12:20
Passarela foi montada pelo Exército e apenas 20 pessoas podem fazer travessia por vez. (Foto: André Bittar)
Passarela foi montada pelo Exército e apenas 20 pessoas podem fazer travessia por vez. (Foto: André Bittar)
Espera na fila leva até cinco horas. (Foto: André Bittar)
Espera na fila leva até cinco horas. (Foto: André Bittar)

Com a ligação entre Anastácio e Aquidauana submersa, os moradores de ambas cidades, que são vizinhas, enfrentam uma rotina tumultuada nesta quarta-feira (dia 21).

São horas de espera para fazer a travessia na passarela montada pelo Exército ou é preciso pagar por barcos particulares. Para quem está em Anastácio, a 135 km de Campo Grande, a espera é longa.

A reportagem verificou fila de cerca de 400 pessoas, com espera de até cinco horas. Primeiro, dez pessoas eram liberadas para a travessia. Depois, aumentou para 20. Os pedestres recebem coletes e finalizam a travessia em bote ou caminhão. A passarela, cujo nome técnico é passadeira, foi montada entre 2h e 4 h de hoje, com extensão de 144 metros

O barco da PMA (Polícia Militar Ambiental) leva casos urgentes, enquanto, no paralelo, em barcos particulares, a travessia custa R$ 5. Precisando chegar ao trabalho em Aquidauana, Joyce Victor, 30 anos, explicou que é a responsável por abrir um laboratório, mas foi informada de que a travessia é prioritária apenas para idosos, grávida, mulheres com criança e doentes.

Wilson Pereira da Silva, 60 anos, é de Dois Irmãos do Buriti e conta que precisa chegar a Aquidauana para dar entrada no pedido de aposentadoria. 

Rio Aquidauana ultrapassou dez metros na manhã de hoje. (Foto: André Bittar)
Rio Aquidauana ultrapassou dez metros na manhã de hoje. (Foto: André Bittar)

Depois da forte chuva de ontem (dia 20), a quarta-feira é de calor e céu parcialmente nublado. O rio chegou a 10m42 na manhã de hoje. Para quem espera na fila, é perceptível que o nível da água continua a a subir.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que aponta a liderança de Aquidauana no ranking nacional da chuva, informa 142 milímetros de precipitação. Conforme o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp, Aquidauana registrou 167,6 milímetros em 12 horas. O esperado para todo o mês era de 157,2 milímetros.

Veja vídeo da cheia do rio Aquidauana:

Nos siga no Google Notícias