ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com nível da água subindo, ONG emite alerta de cheia no Pantanal

Luana Rodrigues | 07/02/2016 16:06
Moradores temem que Rio inunde como mostra foto registrada em 2014. (Foto: Ecoa)
Moradores temem que Rio inunde como mostra foto registrada em 2014. (Foto: Ecoa)

Um levantamento da Ecoa - organização não governamental que visa promover ações para preservar o meio ambiente - mostra que moradores da comunidade tradicional Barra de São Lourenço, já estão preocupados com a possibilidade de cheia do Rio Paraguai. Assim como fez a Embrapa Pantanal, em janeiro, a organização também emitiu um alerta para possibilidade de cheia às margens do rio nos próximos meses.

A comunidade, constituída por 22 famílias, já viveu uma cheia em 2014 e moradores temem que o fenômeno ocorra novamente. Em entrevista ao Ecoa, Leonida de Souza, residente há mais de 40 anos na região, afirmou que o nível da água está subindo rapidamente e que os ribeirinhos temem serem prejudicados. “Nós já estamos suspendendo as coisas e vamos ver como tudo fica.”, afirmou.

Conforme a moradora, em 2014 a água adentrou mais de 70 centímetros as casas de palafita na comunidade e a população tinha de aguardar auxílio com transporte para serem deslocados até às áreas secas.

Membros da Ecoa – Ecologia e Ação monitoram constantemente alguns rios do Pantanal para identificar e alertar antecipadamente sobre a possibilidade de eventos extremos, como as “cheias extraordinárias“. Diariamente, o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, da Marinha do Brasil, divulga medições de altura do rio Paraguai em 5 pontos (Cáceres, Bela Vista, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho) e um ponto do rio Cuiabá.

A análise constante destas informações ajuda em previsões de cheias e secas mais prolongadas, situações que podem afetar a economia – turismo e pecuária, por exemplo – e a vida das pessoas em toda a planície.

Nos siga no Google Notícias