ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Com receita de torta de pequi, merendeira de MS concorre a prêmio nacional

Flávia Lima | 03/11/2015 12:45
Ambrosina (esq) e a nutricionista Elenice desenvolveram torta a base de pequi. (Foto:Divulgação)
Ambrosina (esq) e a nutricionista Elenice desenvolveram torta a base de pequi. (Foto:Divulgação)

A receita de uma torta de pequi, fruta típica do Cerrado, levou uma merendeira de Figueirão, distante 226 quilômetros de Campo Grande, a concorrer ao prêmio nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, do Ministério da Educação.

Lotada na Escola Municipal Antônio Inácio Furtado, Ambrosina Crisóstomo da Silva, 39, chegou a final do concurso com a torta, que já foi incluída no cardápio dos alunos.

Se vencer, ela vai faturar um prêmio de R$ 5 mil, além de uma viagem internacional. Os vencedores serão anunciados no dia 18 de dezembro, em Brasília.

Ambrosina contou com o apoio de duas profissionais, a nutricionista Ivete Coelho de Souza e a diretora da escolaElenice Fátima Custódio da Silva. A ideia de desenvolver a torta surgiu pelo fato do produto ser abundante na região e a estratégia era conciliar um produto saudável, nutritivo e barato, em época de safra.

"Entre os meses de novembro e fevereiro, o pequi se torna muito comum nesta região e, além de possuir um óleo altamente nutritivo, antioxidante e anti-inflamatório, é um fruto que possui ácidos graxos monoinsaturados, que faz bem ao coração, semelhante aos óleos encontrados em azeite e nozes” , enfatiza Ivete.

A diretora se diz otimista com a vitória e diz que o prato valoriza a cultura regional. “Espero que em breve possamos apresentar a receita campeã,que valoriza os produtos do cerrado", pontua.

Ambrosina nasceu em Figueirão quando ainda o município ainda era um distrito de Camapuã. Ela conta que saiu poucas vezes da região, por isso está ansiosa com a possibilidade de conquistar uma viagem para fora do país. "Mal saí de Figueirão. Vai ser muito bom. E tudo isso por conta de um fruto que as crianças daqui adoram, a ponto de algumas ficarem em baixo do pé, esperando cair”, diz a merendeira.

O concurso conta com a fase eliminatória, além das etapas estadual, regional e nacional e a participação da profissional também teve o incentivo do prefeito Rogério Rosalin. "Foi uma iniciativa desse grupo, que apoiei porque nos apresenta novas possibilidades, com apresentação de um cardápio mais regional, valorizando nossa terra, produtores rurais e contribuindo com a saúde dos estudantes", diz.

Nos siga no Google Notícias