A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

15/08/2011 11:54

Aquidauana comemora 119º aniversário com eventos durante todo o dia

Marta Ferreira
Uma das paisagens mais conhecidas de Aquidauana, a ponte velha com a igreja ao fundo. Cidade completa hoje 119 anos de fundação. (Foto: João Garrigó)Uma das paisagens mais conhecidas de Aquidauana, a ponte velha com a igreja ao fundo. Cidade completa hoje 119 anos de fundação. (Foto: João Garrigó)

O município de Aquidauana começou cedo hoje a comemoração pelo aniversário de 119 anos de fundação. A celebração começou às 5h30, com alvorada festiva, e segue durante o dia, incluindo a presença do governador de Mato Grosso do Sul para entrega de casas populares.

Conhecida por ser a entrada do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana foi elevada à condição de município só em 1918, mas a história da Fundação começa antes, em agosto de 1982, com a formação de um povoado à beira do rio Aquidauana, que deu nome à cidade.

O município cresceu em torno dos trilhos da ferrovia e foi o primeiro do antigo Mato Grosso a possuir serviço de energia elétrica. Aquidauana é hoje o sexto município em população de Mato Grosso do Sul e tem a economia voltada à produção agropecuária além do turismo.

A cidade tem o carnaval fora de época mais conhecido do Estado, a Pantaneta, e também é conhecida por prédios históricos, como a igreja Nossa Senhora da Conceição.

Programação-A agenda de comemoração do aniversário começou com alvorada festiva, seguida do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Campo Grande. Depois, houve o desfile cívico militar, na Rua 7 de Setembro.

A tarde, às 14 horas, o prefeito Fauzi Suleiman recebe o governador André Puccinelli na aldeia Bananal, onde inauguram a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio “Professor Domingos Veríssimo Marcos, MIHI”.

No mesmo local, o prefeito e o governador farão a entrega de 170 casas populares, entrega de patrulhas mecanizadas e sementes de milho para as aldeias Bananal e Lagoinha. Fechando a programação na aldeia Bananal, será feito o lançamento do curso de informática básica e entrega de uniformes escolares para alunos da Rede Municipal de Ensino de Aquidauana.

Às 16h em Aquidauana, o governador e o prefeito Fauzi inauguram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência, denominada de “Elza Nunes Ximenes dos Santos”. No mesmo local, o governador Puccinelli assina renovação de concessão entre a empresa Sanesul e a Prefeitura de Aquidauana.

Às 16h30, o governador e o prefeito entregam mais 50 casas populares no conjunto habitacional “Christóvão de Albuquerque Filho II”, Bairro Nova Aquidauana, completando as 190 casas daquele conjunto.

TJ-MS segue com vagas em seleção para estagiários de Direito
O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) continua com inscrições abertas para processo seletivo de estagiário de Direito. As vagas são par...
Relatório do TCE constata obras pagas e paralisadas em escolas públicas
Relatório apresentado nesta segunda-feira, 26, pela conselheira Marisa Serra, do TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), revela situação d...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions