ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Confronto tem disparo, ameaças e viatura da PM apedrejada por índios

Cerca de 45 índios tentaram impedir o plantio de soja em propriedade ao lado da reserva indígena

Helio de Freitas e Adriano Fernandes | 03/12/2019 20:41
Viatura atingida por pedrada pelos indígenas. (Foto: Osvaldo Duarte)
Viatura atingida por pedrada pelos indígenas. (Foto: Osvaldo Duarte)

Ataque de indígenas a trabalhadores de um sítio nos arredores da reserva indígena de Dourados, nesta terça-feira (03) foi marcado por ameaças, disparo de arma de fogo e até pedradas a viaturas de equipes da Polícia Militar, acionadas para evitar o confronto.

Conforme o registro policial sobre o caso, oito funcionários faziam o plantio de soja em quatro tratores, quando foram surpreendidos por cerca de 45 índios. Eles tentaram expulsar os funcionários para impedir o plantio e um deles teria disparado um tiro, que acertou um dos equipamentos.

Os indígenas também teriam tentado colocar fogo nas máquinas agrícolas usando bombas caseiras conhecidas como “coquetel Molotov”, segundo a denúncia. Após o confronto com a PM, os índios recuaram e o produtor conseguiu concluir o plantio. “Tocaram o terror, a gente já esperava isso quando fosse fazer o plantio”, afirmou um dos sitiantes, nesta terça-feira(03).

O local já foi palco de vários confrontos. Índios vindos de várias regiões do estado, inclusive do Pantanal, acamparam nos limites da Aldeia Bororó e os sítios e ameaçam invadir os sítios. Eles alegam que parte da reserva indígena demarcada em 1917 teria sido expropriada ao longo dos anos. Os sitiantes contestam e afirmam terem documentos comprovando a origem das terras. Eles reclamam de falta de apoio dos governos e da Justiça.

Indígenas que participaram do ataque. (Foto: Direto das Ruas)
Indígenas que participaram do ataque. (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias