ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Contra agiotagem, PF mira quadrilha de roubo a banco e lavagem de dinheiro

Federal cumpriu mandados em MS e mais quatro estados nesta quarta-feira

Dayene Paz | 19/05/2022 08:34
Receita Federal e Polícia Federal participaram da operação. (Foto: Divulgação/PF)
Receita Federal e Polícia Federal participaram da operação. (Foto: Divulgação/PF)

Contra esquema de agiotagem, a Polícia Federal mirou uma quadrilha de roubo a bancos e lavagem de dinheiro, e deflagrou a Operação Penumbra para cumprir 18 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, na quarta-feira (18), as buscas foram em Chapadão do Sul, a 321 quilômetros de Campo Grande.

Os mandados foram expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do Rio Grande do Norte, para os municípios de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

No decorrer da investigação, foram levantadas informações dando conta de esquemas de lavagem de dinheiro de agiotagem envolvendo a quadrilha. Os levantamentos comprovaram ainda a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas nos últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso.

Também foi apurada a existência de associação entre os investigados, o que configura conduta de organização criminosa. De acordo com as informações da Polícia Federal, além das buscas, foram cumpridas medidas de sequestro de contas e bens.

O nome da operação "Penumbra" remete ao fato de que os alvos agiam na sombra, em nome de laranjas e criando empresas de fachada.

Nos siga no Google Notícias