ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Covid-19 aumenta após Paraguai receber cidadãos que estavam no Brasil

Número de infectados chegou hoje a 462, quase o dobro do registrado até a semana passada; 80% dos novos casos são de São Paulo

Helio de Freitas, de Dourados | 07/05/2020 14:35
Covid-19 aumenta após Paraguai receber cidadãos que estavam no Brasil
Movimento na Avenida Doutor Francia, em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (Foto: Marciano Candia)

Até a semana passada, o Paraguai tinha números do novo coronavírus semelhantes aos de Mato Grosso do Sul mesmo tendo quase três vezes mais habitantes que o Estado sul-mato-grossense. Nesta semana, no entanto, o total de pessoas infectadas pela covid-19 deu salto no país vizinho. O crescimento, segundo autoridades de saúde do Paraguai, ocorreu principalmente devido ao regresso de paraguaios que estavam no Brasil.

Desde o fechamento total das fronteiras no início do mês passado, esses cidadãos estavam impedidos de entrar no Paraguai. Nesta semana, com o afrouxamento das medidas e instalação da chama “quarentena inteligente”, centenas de pessoas puderam cruzar a fronteira, principalmente pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad Del Este. Todos permanecem em abrigos, de quarentena, esperando os exames.

O resultado é que o número de casos confirmados cresceu consideravelmente. Nesta quinta-feira (7), o ministro da Saúde do Paraguai Julio Mazzoleni postou em sua conta no Twitter que 22 casos foram confirmados nas últimas 24 horas, sendo 15 de pessoas vindas do exterior – 13 delas do Brasil.

A maioria dos casos confirmados nos últimos dias é de pessoas que estão nos albergues e 80% delas foram de São Paulo para o Paraguai. Em um dos abrigos instalados pelo governo paraguaio para receber compatriotas que retornam do exterior, 30 pessoas estavam infectadas com o vírus e todas eram assintomáticas, ou seja, não apresentavam qualquer sintoma da doença.

O país que tem quase 500 quilômetros de fronteira com Mato Grosso do Sul registrou até agora dez mortes provocadas pro covid-19 e 148 pessoas infectadas já estão recuperadas. Em todo o território paraguaio são apenas oito pacientes internados.

Nos siga no Google Notícias