ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 34º

Interior

CRM sai em defesa de médicos ameaçados por vereadora de Dourados

Mesmo motivo levou sindicato que representa a categoria a mover ação civil coletiva

Por Cassia Modena | 04/09/2025 08:26
CRM sai em defesa de médicos ameaçados por vereadora de Dourados
Vereadora conhecida como "Cavala" durante "fiscalização" em posto de saúde (Foto: Divulgação)

O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) publicou um desagravo público em defesa de médicos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do Hospital da Vida de Dourados que foram ameaçados e intimidados pela vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos), conhecida como "Cavala".

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) emitiu um desagravo público em defesa de médicos da UPA e do Hospital da Vida de Dourados, após serem ameaçados e intimidados pela vereadora Isa Jane Marcondes, conhecida como "Cavala". O caso ocorreu durante uma suposta fiscalização em um posto de saúde, onde a parlamentar acusou um médico de receber salário sem trabalhar, gerando uma discussão que terminou na delegacia. O CRM destacou que os profissionais agiram com correção e responsabilidade. A vereadora já era investigada pelo Ministério Público Estadual por denúncias de médicos relacionadas a abordagens em unidades de saúde.

Em nota publicada hoje (3), o conselho diz que decidiu, por unanimidade entre seus conselheiros, "desagravar publicamente médicos da UPA e do Hospital da Vida de Dourados em razão de terem sido ameaçados e intimidados durante o exercício legítimo da medicina pela vereadora Isa Jane Marcondes".

O texto justifica que o desagravo "é publicado em razão de ter sido entendido que os médicos agiram com correção e responsabilidade, de acordo com os ditames que regem a profissão médica".

CRM sai em defesa de médicos ameaçados por vereadora de Dourados
Prints de vídeos que a "Cavala" publicou nas redes sociais mostrando fiscalização em hospital e unidade de saúde (Foto: Reprodução/Instagram)

A Sessão plenária que decidiu pela medida foi realizada em julho deste ano, pouco depois da parlamentar e do médico de um posto de saúde do distrito de Indápolis, em Dourados, irem parar na delegacia. Na ocasião, o profissional de saúde estava trabalhando e acabou se envolvendo em uma briga com Isa Jane quando ela chegou à unidade de saúde com o pretexto de "fiscalizar". O caso foi parar na delegacia.

O médico afirmou ter sido acusado pela vereadora de receber salário sem trabalhar. Ele explicou que cumpre seus horários, mas nem sempre está presente na unidade de saúde porque faz cursos e atendimento domiciliar. A conversa acabou em troca de ofensas e xingamentos.

Ação e investigação - A "Cavala" chegou a ser alvo de ação civil coletiva movida pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, mas o processo foi arquivado. O representante jurídico da entidade foi questionado sobre o motivo, mas não deu retorno até esta matéria ser publicada.

Antes do episódio em Indápolis, a parlamentar já era investigada pelo Ministério Público Estadual. Um procedimento foi aberto com base em denúncias de médicos recebidas antes mesmo de ela assumir o cargo no Legislativo. Isa começou a chegar nas unidades de saúde de surpresa, abordando os profissionais de saúde, gerentes e pacientes. A reportagem perguntou à assessoria de imprensa do órgão sobre o andamento da investigação e aguarda resposta.

O Campo Grande News também entrou em contato com a equipe da vereadora. Em posicionamento enviado em nota, ela não se manifestou sobre as ameaças e intimações, mas afirmou que continuará fazendo cobranças aos profissionais. "Por defender a população fui eleita a vereadora mais votada em Dourados e vou continuar cobrando que os médicos cumpram horário, que atendam de forma humanizada a população com empatia, educação e atenção. A população merece e eu tenho o compromisso de continuar fiscalizando, cobrando e denunciando", pontuou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.