ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Decretada situação de emergência em município afetado pelas chuvas

Decreto permite ações da defesa civil e realização de obras sem precisar de licitação

Leonardo Rocha | 03/05/2018 08:45
Município foi afetado por fortes chuvas nos últimos meses (Foto: Nova News)
Município foi afetado por fortes chuvas nos últimos meses (Foto: Nova News)

O governo estadual decretou situação de emergência em Bataiporã, cidade que fica a 311 km de Campo Grande, em função de chuvas intensas que ocorreram nos últimos meses. Esta condição terá duração de 180 dias, para área urbana e rural do município, localizado na região sul de Mato Grosso do Sul.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, para que de forma conjunta possam atuar no município, sob o comando da Coordenação Estadual da Defesa Civil. Eles poderão realizar ações para reabilitação e reconstrução da cidade. Também fica autorizado a convocação de voluntários para auxiliar nos trabalhos caso seja necessário.

Estes voluntários podem inclusive ajudar em campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, para facilitar as ações de assistência. Se for necessário, a equipe da Defesa Civil pode entrar nas casas para prestar o devido socorro ou determinar a pronta evacuação.

Os gestores públicos ficam dispensados de licitação, para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta a situação dos desastres provocados pelas chuvas, assim como eventuais obras relacionadas a este cenário, desde que sejam concluídas no prazo máximo de 180 dias, contando a partir de quando começou os “desastres naturais”, sendo proibido a prorrogação deste contrato.

Nos siga no Google Notícias