ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Defesa Civil emite primeiro alerta por SMS para municípios do sul do Estado

Mensagem enviada a celulares pede que população evite áreas abertas e não se esconda sob árvores devido ao risco de raios

Humberto Marques | 19/01/2018 15:49
Defesa Civil de Mato Grosso do Sul deu início ao envio de alertas via SMS. (Foto: Chico Ribeiro/Segov-MS)
Defesa Civil de Mato Grosso do Sul deu início ao envio de alertas via SMS. (Foto: Chico Ribeiro/Segov-MS)

A Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) emitiu na tarde desta sexta-feira (19) o primeiro alerta via SMS sobre a ocorrência de desastres naturais no Estado. O aviso foi direcionado a 36 municípios da região sul, em virtude da previsão de chuvas intensas com ocorrência de raios.

O texto foi enviado para os telefones celulares cadastrados pelo número 40199. Nele, a Defesa Civil pede que a população evite áreas abertas e não se esconda sob árvores, por conta do risco de descargas elétricas.

Conforme a assessoria do governo estadual, o alerta foi direcionado aos municípios de Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Sem pânico – Coordenador-adjunto da Cedec, o tenente-coronel Fábio Catarinelli destacou que o comunicado não é motivo para pânico. “O serviço serve para orientar a população a agir preventivamente, evitando danos em decorrência das condições climáticas”, explicou.

Desde segunda-feira (15) está disponível à população a possibilidade de cadastramento para receber alertas de desastres naturais. Para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto para o número 40199 contendo o CEP (Código de Endereçamento Postal) de interesse. Mais de um CEP pode ser cadastrado para receber os alertas –cada um deve ser enviado em mensagem separada.

O serviço é gratuito e pode ser descontinuado quando o cidadão desejar, bastando enviar mensagem com a palavra “Sair” para o mesmo número do cadastramento.

Alertas via celular estão em funcionamento em vários Estados. Até o mês de março, deverão estar implantados em todas as regiões do país.

Nos siga no Google Notícias