ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em 12 dias, quantidade de chuva já é a maior dos últimos 38 anos

Volume atingiu 82% acima da média histórica

Danielle Valentim | 19/01/2018 12:27
(Foto: Divulgação/Embrapa)
(Foto: Divulgação/Embrapa)

O mês de janeiro nem acabou e a quantidade de chuva registrada em Dourados, a 346 km de Campo Grande, até o momento já é a terceira maior dos últimos 38 anos. Os dados fazem parte da série de dados históricos do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste. Até o momento já são 277,5 mm de precipitação acumulada no mês.

Segundo o pesquisador da Embrapa Éder Comunello, a média de chuvas em janeiro na cidade é de 152,2 mm e os maiores valores já registrados foram de 299,7, em 1997 e 290,4 mm em 2011.

Ele informa que as chuvas devem continuar e acrescenta que “de acordo com os principais serviços de previsão do tempo, as chuvas deverão persistir nos próximos dias, o que poderá tornar esses dados ainda maiores”.

(Foto: Divulgação/Embrapa)
(Foto: Divulgação/Embrapa)

Eder destaca que esse cenário tem prejudicado muito a produção de hortaliças e revela uma preocupação especial com aproximação da época de colheita da soja.

“Embora haja indicativos de que as chuvas poderão ser menos intensas e estejam previstos alguns dias de sol, a tendência geral é que o tempo permaneça chuvoso até o final do mês, adentrando no mês de fevereiro”, disse.

Explicação

O excesso de chuva é explicado pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) em Mato Grosso do Sul. O fenômeno proporcionou em Campo Grande, até o dia 15 de janeiro, volumes de chuva que superam os 100 mm, quando o esperado para todo o mês é de 206 mm. A média histórica na Capital é de 212,6mm.

A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. O risco para enchentes se eleva, mas para a alegria de quem ama o calor, as temperaturas devem se elevar em fevereiro.

Nos siga no Google Notícias