ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Depois de 5 dias de temporal, Japorã decreta situação de emergência

Helton Verão | 27/06/2013 17:34
Dos 30 mm esperado de domingo até hoje, choveu mais de 380 mm
Dos 30 mm esperado de domingo até hoje, choveu mais de 380 mm

O prefeito Vanderley Bispo de Oliveira (PT) do município de Japorã (distante a 487 quilômetros da Capital) decretou situação de emergência, após cinco dias de chuvas quase ininterruptos. Segundo informações da prefeitura, 23 famílias que moravam nas comunidades rurais tiveram que deixar suas casas. Mais de 2 mil alunos ficaram sem aula neste período.

As principais vias de acesso como a MS 386 e a Linha Internacional tornara-se intransitáveis provocando inclusive seu fechamento em vários pontos. Dos 24 ônibus escolares apenas dois têm transitado nesses dias, isso por que são as linhas que percorrem o perímetro asfaltado.

Dos 2.334 mil alunos das duas escolas municipais, Polo José de Alencar e Aldeia Guarani e todas suas extensões, poucos deles conseguiram chegar à aula. “Só chegou quem não dependia do transporte público ou podia ir a pé”, conta o Secretário de Planejamento do Município e coordenador da Defesa Civil, Walter Silva.

Apesar da escola estadual Japorã estar no trecho asfaltado, a maioria dos alunos também não conseguiram ir as aulas por dependerem também do transporte escolar. “O único ônibus que tentou buscar os alunos atolou e tivemos que socorrer”, comenta Walter.

Segundo o representante da prefeitura, o município tem apenas uma retroescavadeira. O outro equipamento que a prefeitura possuía, uma pá carregadeira estava com defeito e teve de ir para a manutenção.

Com apenas uma máquina, município irá pedir ajuda ao governador e até a presidente
Com apenas uma máquina, município irá pedir ajuda ao governador e até a presidente

“Não temos equipamentos, 95% da cidade não tem asfalto. Nossa única maquina tenta dar suporte com terra em alguns trechos. Já gastamos o dinheiro de um ano todo nesta semana”, avalia o coordenador.

Leite – A capacidade de armazenar leite do município é de 15 mil litros, nos últimos três dias nenhum litro foi reposto.
Segundo números da Defesa Civil de Japorã, estava previsto chover 30 milímetros, mas de domingo para cá, já foram mais de 380 milímetros.

O prefeito Vanderley Bispo de Oliveira irá viajar para Campo Grande nesta sexta-feira para pedir ajuda ao governador André Puccinelli. Ainda cogitam o pedido de ajuda a presidente Dilma Rousself.

Nos siga no Google Notícias