Depois de culto com infectados de SP, 31 fiéis entraram em quarentena
Prefeitura não descarta que o número de pessoas que tiveram contato com os infectados seja ainda maior

A Prefeitura de Caarapó não descarta a possibilidade de outros moradores estarem infectados pelo coronavírus depois da participação de dois homens com a doença em um culto evangélico no último fim de semana no distrito de Nova América. O caso foi relatado hoje pela manhã pela Secretaria de Saúde do Estado. Depois do culto, 31 pessoas entraram em quarentena.
- Leia Também
- Coronavírus avança em MS, com 23 casos em apenas um dia, graças a "festinhas"
- Após 5 infectados, frigorífico fecha por 15 dias contra o coronavírus
Conforme as informações do prefeito André Nezzi (PDT), os homens de 43 e 45 anos são de Osasco (SP) e foram até o distrito para auxiliar na construção da casa de alguns parentes. Eles participaram de cultos no sábado (2) e domingo (3). Pouco depois, a mulher de um deles telefonou informando que havia sido diagnosticada com coronavírus.
Eles não sabia se também estavam com vírus e decidiram então procurar a unidade de saúde do município, onde passaram por exames. O resultado com a confirmação foi divulgado na tarde de quarta-feira (6).
Agentes da Secretaria Municipal de Saúde do município deram início a uma busca por todas as pessoas que tiveram contato com os visitantes que estavam infectados e chegaram a 31 moradores. Todos receberam recomendações para ficar em isolamento.
“As pessoas ficaram aterrorizadas”, comentou o prefeito, alertando que o momento é de manter a calma e aguardar. Estas pessoas não passaram por exames porque não apresentaram sintomas da doença. “Nossa orientação é que fiquem em quarentena durante 10 dias e após esse período se tiver com algum sintoma faz o exame”.
Nezzi comentou que os homens infectados com o novo vírus não precisaram de internação. Eles também estão em quarentena com sintomas leves de gripe.
O prefeito ressaltou que o município já havia publicado decretos sobre toque de recolher e uso de máscaras e acredita que com este caso as medidas de prevenção serão intensificadas. Ele disse ainda que equipes de saúde serão escaladas para fazer visitas diárias na casa destas 31 pessoas e conferir se a quarentena está sendo cumprida.
“Chegamos até o número de 31, mas pode ter sido maior”, lamentou o prefeito. Segundo ele, os visitantes de Osasco também foram até o centro de Caarapó, onde visitaram outros parentes.