ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Após 5 infectados, frigorífico fecha por 15 dias contra o coronavírus

Empresa de Guia Lopes da Laguna tem 5 funcionários infectados por caminhoneiro de Campo Grande

Izabela Sanchez | 07/05/2020 10:49
Imagem registrada de alguns dos funcionários em 2014 e divulgada em rede social (Foto: Divulgação)
Imagem registrada de alguns dos funcionários em 2014 e divulgada em rede social (Foto: Divulgação)

O frigorífico de carne bovina Brasil Global que abriu as portas em 2015 em Guia Lopes da Laguna, a 227 km de Campo Grande, decidiu fechar por 15 dias para conter o novo coronavírus. Cinco funcionários da empresa foram infectados depois que dois deles, do setor de embarque, tiveram contato com caminhoneiro de Campo Grande.

É o que explica o responsável pelo setor jurídico da empresa, Eduardo Cassiano de Lima Mânica. A empresa tem 311 funcionários e afirma que o isolamento é para proteger a saúde e evitar “contágio em massa” na empresa. Ele diz que todos vão receber normalmente pelos dias em que estiverem em casa isolados.

“Um motorista terceirizado teve contato com um dos nossos funcionários, ele veio fazer coleta do produto e teve contato com os nossos no embarque. Esse senhor foi contaminado no dia 24 e no dia 29 ligou nos avisando. Isolamos esses funcionários, um fez pela rede particular e deu negativo e o outro pela rede municipal. Confirmou o primeiro e o segundo demorou alguns dias, mas hoje ficamos sabendo que 5 estão confirmados”, explica.

Imagem registrada em 2014 do setor onde ficam os bois. O frigorífico trabalha apenas com carne bovina (Foto: Divulgação)
Imagem registrada em 2014 do setor onde ficam os bois. O frigorífico trabalha apenas com carne bovina (Foto: Divulgação)

Eduardo afirma que o caminhoneiro, homem “de 40 ou 50”, ficou internado no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, mas já está em casa. Segundo o representante da empresa, os funcionários também estão com quadro positivo de saúde, com indício de melhora.

“Decidimos parar para resguardar a saúde dos funcionários”. “Hoje a secretaria de saúde de Guia Lopes está fazendo uma triagem, pegando o telefone das pessoas. Damos cestas básicas e vão receber normalmente”.

Eduardo afirma que a empresa vai sofrer redução de R$ 20 milhões de capital de giro pelos 15 dias de portas fechadas, o que também deve atingir as fazendas de onde compra os bois em Guia Lopes e também em Bela Vista, Aquidauana, Nioaque e Bonito. A empresa adquire, em média, 400 cabeças de gado por dia.

Casos em MS- Nesta quinta-feira (7) o boletim de covid-19 da SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirma 23 novos casos da doença em Mato Grosso do Sul. O secretário de saúde cita, inclusive, que as aglomerações em casa e "festinhas" tem relação direta com o aumento. Geraldo Rezende cita, no entanto, que há 4 e não 5 casos da doença em Guia Lopes.

Além da cidade, são 6 novos casos em Campo Grande,  4 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes, 1 em Sidrolândia, 1 em Coxim, 1 em Nova Andradina e 2 em Jardim. A maioria ocorreu por conta de "festinhas" ou encontros familiares, diz o secretário de saúde.

Ele cita exemplo de infecções no distrito de Nova América, em Caarapó. “Teve reunião com duas pessoas que vieram de São Paulo, com mais de 30 pessoas. Agora todos estão em isolamento. Vamos tr de fazer triagem e realizar exames. Isso contraria o que falamos a muito tempo".


Nos siga no Google Notícias